Seminário faz atualização do cenário de alvenaria estrutural

Regional Bauru

Por Regional Bauru

Seminário faz  atualização do cenário de alvenaria estrutural

No último dia 1 de dezembro, o auditório do Sesi Horto, em Bauru, foi palco do evento “Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto”, promovido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP).
Estudantes e profissionais do ramo da construção civil estiveram presentes e participaram das palestras dos engenheiros Leonardo Tolaine Bassetto (diretor da Flaka Consultoria) e Arnoldo Wendler (diretor da Wendler Projetos), que abordaram os temas, respectivamente: “Planejamento Logístico e Produtividade em Projetos de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto” e “O desempenho das edificações em Alvenaria Estrutural e sua Viabilidade Técnica e Econômica”.
Massetto abriu o evento e lembrou que a alvenaria estrutural é o modo mais antigo e seguro de se trabalhar, fazendo uma alusão aos pedreiros medievais e pirâmides do Egito.
Na sequência, falou de suas experiências com consultoria e alertou que “a logística não é simplesmente levar, é a organização/ informação, que permeia todo o processo de produção”. Ou seja, uma logística bem planejada, resulta em menos perda de tempo e materiais e, por fim, em economia e celeridade.
NBR 6136
O engenheiro e consultor ainda tratou da NBR 6136, que aborda as especificações e classes dos blocos de concreto. Esta norma garante que os fabricantes mantenham seus padrões de qualidade em tamanho, peso e espessura de cada bloco que deve se encaixar perfeitamente no outro.
Ainda seguindo esta mesma linha de raciocínio, Arnoldo Wendler, na sequência, iniciou sua apresentação falando da necessidade de inspeção nesses blocos: observar a face, arestas, teste de absorção/porosidade, peso uniforme, resistência, entre outros.
Esclareceu ainda que, para a alvenaria estrutural com blocos de concreto não existe o “sim e o não absolutos, mas o custo-benefício”. Ou seja, certas restrições podem ser avaliadas, mas podem custar mais caro no fim do orçamento e tornar esta mudança inviável.
NBR 15.575
Wendler salientou ainda a importância da atualização da NBR 15.575, que estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como, por exemplo: desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina ainda um nível mínimo obrigatório para cada um deles.
Entre uma das mudanças significativas está a porta de entrada dos apartamentos, que deverá mudar de padrão por conta da acústica. “Na estrutura não há grandes modificações, as normas anteriores já as atendem, inclusive a vida útil do projeto”.
NBR 15.961-1
Ao final, comentou brevemente a NBR 15.961-1, que estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a execução e o controle de obras com estruturas de alvenaria de blocos de concreto. “Para a segurança contra incêndio, o ensaio/teste deve ser feito com o bloco de concreto. Outro ponto importante é o conforto térmico, que teve atender as Zonas Térmicas do País especificadas na norma”, finalizou.
(Bruna Dias)

O engenheiro Leonardo Tolaine Bassetto abriu o evento tratando sobre a importância da logística e produtividade
O engenheiro Leonardo Tolaine Massetto abriu o evento tratando sobre a importância da logística e produtividade

O engenheiro Arnoldo Wendler abordou o desempenho destas edificações e sua viabilidade técnica econômica