Feirão de imóveis para servidores estaduais será em 1 e 2 de dezembro

Feirão de imóveis para servidores estaduais será em 1 e 2 de dezembro

IMG_4312Com a presença de representantes de mais de 40 empresas, o 3º Feirão de Imóveis Seu Sonho, Nosso Compromisso foi lançado em 17 de outubro, no SindusCon-SP. O evento, direcionado à aquisição da casa própria por servidores públicos estaduais ativos e inativos e beneficiários do auxílio moradia da CDHU, se realizará em 1 e 2 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera.
Compuseram a mesa de abertura do evento o secretário estadual de Habitação, Paulo Cesar Matheus da Silva; a secretária executiva de PPP da Casa Paulista, Andra Robert de Carvalho; o vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP, Odair Senra, representando o vice-presidente de Habitação, Ronaldo Cury; o vice-presidente de Habitação Econômica do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Rodrigo Luna; e o executivo de Projetos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Vladimir Islaji.
Matheus da Silva informou que a Secretaria da Habitação está estudando alternativas para compensar a diminuição de recursos federais destinados à habitação de baixa renda. Disse ainda que a secretaria estadual cogita buscar recursos em fundos privados, e pretende obter financiamentos externos e intensificar parcerias com a iniciativa privada.
No feirão, o governo estadual oferecerá aos servidores e beneficiários do auxílio moradia subsídios financeiros de R$ 5 mil a R$ 40 mil, dependendo da faixa de renda do interessado e da localização do imóvel, por meio de uma carta de crédito individual, destinados a facilitar a obtenção do crédito em operação de financiamento contratada com o agente financeiro Caixa. Poderão ser comercializados imóveis localizados em todo o Estado, de até R$ 240 mil (valor para a capital), com financiamento pré-aprovado pela Caixa, nas faixas 1,5 e 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida.
IMG_4356Segundo Andra Robert, os certificados de subsídio terão prazo de 120 dias, contando com recursos assegurados. A Procuradoria Geral do Estado já foi consultada pela secretaria e aguarda-se um parecer formal de que o feirão não tem conotação eleitoral, por se realizar após o segundo turno das eleições. Representantes da Caixa garantiram que neste ano não haverá restrição à aprovação de crédito, como ocorreu no ano passado em função das limitações impostas à instituição financeira pelo Acordo da Basileia.
As empresas interessadas em participar deverão indicar até 29 de outubro os imóveis que pretendem comercializar, com o financiamento (pessoa jurídica) já aprovado. O sorteio da localização dos estandes acontecerá em 31 de outubro e o pagamento da primeira parcela, em 1 de novembro. Em 5 de novembro se iniciará a programação de mídia. O treinamento dos corretores será provavelmente em 19, 20 ou 21 de novembro. O pagamento da segunda parcela deverá ser feito em 23 de novembro e no dia 27 começará a montagem dos estandes.
O evento, que já faz parte do calendário anual, é uma realização do governo estadual, CDHU, Casa Paulista, Caixa, Abrainc, Secovi-SP e SindusCon-SP. No 2º Feirão Morar Bem, realizado há um ano, 784 certificados de subsídio foram concedidos, para mais de 10 mil imóveis ofertados por 23 empresas.