Nova Lei de Zoneamento alia crescimento e qualidade de vida em Mogi das Cruzes

Regional Mogi das Cruzes

Por Regional Mogi das Cruzes

Nova Lei de Zoneamento alia crescimento e qualidade de vida em Mogi das Cruzes

A nova Lei de Ordenamento de Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes já está em vigor. Ela que oferece ao município um conjunto de regras e normas mais atualizadas, capazes de conciliar o crescimento econômico com a preservação da qualidade de vida.
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, esta atualização permitirá que a cidade receba novos investimentos e esteja preparada para futuros ciclos de crescimento econômico. Ainda segundo ele, será possível atrair novas empresas para áreas ainda não exploradas pelo mercado, mas com o cuidado para que o desenvolvimento aconteça de forma equilibrada, respeitando as características de cada região da cidade.
“Para construir essa atualização, consultamos a sociedade e fizemos dezenas de reuniões nos bairros explicando aos moradores o funcionamento da legislação, tirando dúvidas e colhendo sugestões que foram analisadas e incorporadas”, comenta o secretário. O trabalho foi realizado entre os anos de 2015 e 2016 e envolveu um grupo de funcionários da secretaria, todos com formação técnica relacionada à área.
A Lei mogiana é de 1982 e, desde então, muitas transformações aconteceram na cidade e em todo o país, principalmente na flexibilização no uso do solo, com a utilização,por exemplo, de espaços que recebem serviços profissionais, de lazer e mesmo residenciais. Chavedar explica que nos anos 70 e 80 era comum a definição de áreas específicas para moradia, comércio e lazer. Com o passar dos anos e principalmente graças à evolução tecnológica, hoje os empreendimentos mais modernos mesclam essas atividades.
“Os shopping centers, por exemplo, hoje reúnem serviços, diversão e espaços para trabalho e moradia. Aquele modelo de uso do solo ficou engessado e foi rediscutido agora, que estamos no século 21”, acrescenta o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo