Seconci-SP lança programa de aprendizagem sobre segurança do paciente 

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP lança programa de aprendizagem sobre segurança do paciente 

Meta é gerar aprendizado e fortalecer a cultura da qualidade no atendimento  

Por ocasião do Dia Nacional de Segurança do Paciente (1º de abril), o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) lançou, em sua plataforma de Ensino à Distância, a Trilha de Aprendizagem em Qualidade e Segurança. Desta forma, todos os colaboradores poderão aprender mais sobre as ações da entidade para assegurar qualidade e segurança no atendimento de seus pacientes. 

Esta é uma ação conjunta da Gerência Corporativa de Segurança do Paciente, com o Comitê Corporativo de Segurança do Paciente e as áreas de Qualidade e Segurança dos Serviços de Saúde do Seconci-SP. Criada em julho de 2021, esta Gerência está a cargo da enfermeira Lisiane Valdez Gaspary, que também coordena o Comitê Corporativo de Segurança do Paciente, junto à Superintendência do Instituto de Ensino e Pesquisa (Iepac) da entidade. 

“Dentre as funções está a de propor e cooperar na elaboração, implantação e disseminação de normas, políticas, diretrizes e rotinas técnico-administrativas e assistenciais, atuando com as diversas Unidades do Seconci-SP na aplicação de estratégias e ações voltadas à melhoria dos serviços, visando mitigar os riscos inerentes às atividades desenvolvidas, com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado e na segurança dos pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores”, explica Lisiane. 

Boas práticas 

A gerente acrescenta que o “Comitê Corporativo de Segurança do Paciente, formado por equipe multiprofissional e com representantes de todas as Unidades do Seconci-SP, tem como finalidade formular propostas, bem como o apoiar o aprimoramento e fortalecimento da cultura de qualidade e segurança do paciente, assim como assessorar a alta Direção das Unidades na harmonização de boas práticas, considerando padrões nacionais e internacionais de excelência”. 

Lisiane informa que, em 2021, foram aprovadas sete políticas corporativas: Política de Comunicação Efetiva, Segurança no Uso de Medicamentos de Alta Vigilância, Cirurgia Segura, Higienização das Mãos, Prevenção de Queda e de Lesões Decorrentes de Queda, Gestão da Qualidade, e Segurança do Paciente. Outros documentos também elaborados e aprovados foram o Programa de Qualidade e Segurança do Paciente, Manual de Gestão de Risco e Manual de Ferramentas da Qualidade. 

“Em 2021, foram promovidos dois eventos corporativos, a Semana Internacional de Segurança do Paciente, em setembro, e o I Encontro de Boas Práticas Assistenciais dos Serviços de Saúde, em novembro. Para este ano, os principais desafios são a implantação de um Sistema Corporativo de Notificação de Incidentes, a expansão de cursos EAD voltados à Qualidade e Segurança, o monitoramento dos indicadores das Práticas de Segurança do Paciente e a elaboração de outras diretrizes estratégicas”. 

Segundo Lisiane, “tem sido um grande momento fazer parte desse amadurecimento do Seconci-SP, no qual está sendo possível articular e promover as melhores práticas na corporação, gerando aprendizado organizacional e fortalecendo a cultura de segurança, um local onde todos ensinam e todos aprendem”. 

A entidade 

A corporação Seconci-SP compreende os 13 ambulatórios médicos e odontológicos no Estado de São Paulo, voltados exclusivamente para os trabalhadores da construção civil e seus familiares e também as unidades, administradas pelo Seconci-SP, na condição de Organização Social de Saúde (OSS), em parceria com os governos municipal e estadual. 

No âmbito da gestão pública estadual, são seis hospitais, seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi II) e o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). 

Sob a gestão em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, estão os territórios Penha e Ermelino Matarazzo, que abrangem 47 Unidades de saúde e 69 serviços. 

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo