Comasp lança curso gratuito para a utilização da calculadora CECarbon

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp lança curso gratuito para a utilização da calculadora CECarbon

Curso permite ao aluno desenvolver um exercício prático de cálculo de emissões de uma edificação

O SindusCon-SP, por meio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp), e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) lançaram o curso prático para utilização da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, no dia 29 de novembro.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, destacou na ocasião a importância da sustentabilidade e ressaltou que a CECarbon foi desenvolvida e lançada em dezembro de 2020 justamente para o setor da construção avançar em temas como mudanças climáticas.

“A CECarbon é uma ferramenta online, gratuita, que auxilia na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa, dentro de uma perspectiva de ciclo de vida da edificação”, afirmou o vice-presidente, destacando que o objetivo do curso é justamente capacitar os usuários na utilização da ferramenta de cálculo.

De acordo com Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ, é necessário fazer políticas e disponibilizar meios para que todas as empresas de construção do setor, independentemente do tamanho ou área de atuação, possam estar atualizadas nos processos e na gestão mais moderna disponíveis. “A CECarbon é isso. Traz a melhor e mais atual metodologia de realização de inventário de obra que existe no Brasil e coloca de maneira acessível para qualquer empresa. Facilita a possibilidade de inovação e traz a urgente pauta da sustentabilidade para todo o setor de maneira estruturada e responsável”, informa.

Segundo Wagner, por outro lado, a CECarbon também materializa a parceria entre os setores público e privado na direção da evolução sustentável da construção civil. “Combina o papel indutor do setor público com o dinamismo do setor privado na busca pela inovação”.

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH), importante parceiro no desenvolvimento da calculadora, entende que a CECarbon é um dos requisitos que atende a Portaria 959 de 18/05/2021 do MDR, para a implementação de empreendimentos habitacionais no âmbito da linha de atendimento à aquisição subsidiada de imóveis novos em áreas urbanas, integrante do Programa Casa Verde e Amarela.

Próximos passos

A coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf destacou que os próximos passos envolvem as ações para potencializar o uso da ferramenta a nível nacional, a formação de base de dados para o setor de edificações no Brasil, possibilitar comparabilidade entre obras de mesma tipologia; e, integração com os procedimentos do setor público e privado.

Para Lilian, a CECarbon se tornará um grande repositório de informações para que o setor tenha metas e indicadores, que poderão ser usados tanto pelas instituições financeiras, quanto pelos órgãos públicos e por todos os demais agentes da cadeia produtiva.

Curso

A coordenadora do curso, a arquiteta Júlia Fernandes detalhou a estrutura com as seguintes fases: Contextualização: Visão Geral da Ferramenta; Como usar a ferramenta: Fases e Edições; Estudo Prático: Relatório, Reportes e Inventários.

O curso é gratuito e permite ao aluno desenvolver um exercício prático de cálculo de emissões de uma edificação, também será feita a avaliação de aprendizado e emitido certificado de participação.

As informações para o curso estão disponíveis aqui.

Todas as informações sobre a calculadora estão disponíveis no site www.cecarbon.com.br, incluindo o Guia Metodológico que embasou a elaboração da CECarbon.