Vendas de imóveis caem no terceiro trimestre no país, informa a CBIC
Por Rafael Marko
As vendas de imóveis novos caíram 9,5% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2020. Já o volume de lançamentos se elevou em 13,6%.
Os dados foram divulgados pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), com base em pesquisa realizada com o Senai Nacional, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. Foram coletadas informações de 162 municípios, sendo 20 capitais. Algumas cidades foram avaliadas individualmente ou dentro das respectivas regiões metropolitanas.
Em comparação com o segundo trimestre, as vendas caíram 11,2%, enquanto os lançamentos cresceram 7%. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, as vendas aumentaram 22,5% em relação a 2020.
Na análise da CBIC, a elevação dos preços dos imóveis, motivada pelo aumento dos insumos da construção, e sem a correspondente contrapartida de crescimento da renda das famílias, contribuiu para a queda nas vendas. Segundo o presidente da entidade, José Carlos Martins, os números mostram que o mercado imobiliário vem se adequando à economia.
O segmento mais afetado foi o programa Casa Verde e Amarela (CVA). Em relação ao segundo trimestre, as vendas das unidades caíram 15,3% e os lançamentos, 10,7%.
De acordo com Celso Petrucci, vice-presidente da área de Indústria Imobiliária da CBIC, os efeitos das mudanças no CVA adotadas pelo governo federal – calibragem da curva de subsídios e aumento dos limites máximos de preço de contratação das unidades – deverão se sentir a partir deste quarto trimestre.
Entretanto, Petrucci alertou que a curva de aumento de preços e do Índice Nacional da Construção Civil (INCC) indica aumento de preços nos próximos trimestres.
Vendas e oferta
As vendas caíram em quase todas as regiões do país no 3º trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a região Sul registrou aumento, de 6,4%. No acumulado de 12 meses, as vendas cresceram 21,24%.
A oferta final de imóveis no terceiro trimestre, na comparação com o segundo, cresceu 3,7%. Na hipótese de que não houvessem novos lançamentos, a oferta final se esgotaria em 9,5 meses, considerando-se a média de vendas dos últimos 12 meses.
Lançamentos
Em relação ao 3º trimestre de 2020, todas as regiões registraram aumento nos lançamentos, exceto a região Norte, com queda de 25,6%. No acumulado de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 37,6%.
No acumulado de 12 meses, os lançamentos aumentaram 23% em relação ao mesmo período anterior. O Valor Geral Lançado aumentou 7,1% em comparação ao 2º trimestre de 2021.
Casa Verde e Amarela
Do total de lançamentos no terceiro trimestre, apenas 40% estão enquadrados no CVA, o menor índice desde o 4º trimestre de 2019. Sobre o total de vendas, essa participação foi de 47%. No primeiro trimestre, a representatividade do programa sobre o total de lançamentos era de 55,6% e sobre o total de vendas, 51,5%.
Segundo o vice-presidente de Indústria Imobiliária da CBIC, a queda dos números reforça a importância das medidas governamentais de adequação do programa. Para o presidente da entidade, o impacto dos aumentos dos insumos é maior em imóveis populares e pode prejudicar o programa habitacional.
Intenção de compra
A intenção de compra de imóveis pela população caiu 7% no terceiro trimestre, em relação ao trimestre anterior, e 39% dos entrevistados demonstraram interesse em adquirir um imóvel.
Entre os fatores que podem afetar a decisão de compra, a inflação foi o mais apontado, sendo destacado por 45% dos entrevistados.