NR 18 será assinada em 4 de fevereiro

NR 18 será assinada em 4 de fevereiro

NR 18Empresários e trabalhadores da construção estão convidados para assistir à solenidade de assinatura do texto da nova Norma Regulamentadora 18 – Condições de Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria da Construção. O evento acontecerá em 4 de fevereiro, às 14 horas, na sede do Sintracon-SP (reúne os trabalhadores da construção civil paulistana), à rua Conde de Sarzedas, 286, São Paulo. E contará com a presença do secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Realização: CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Sintracon-SP, Sesi e Ministério da Economia. Para confirmar presença, clique aqui.

O novo texto, que simplificou a norma reduzindo o número de itens a serem observados, foi elaborado pelo grupo tripartite instituído pelo governo, com representantes de trabalhadores, governo e empregadores. Do grupo participou o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do Sinduscon-SP e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Haruo Ishikawa, representando a CBIC.

A proposta final de revisão da NR18 foi aprovada em 18 de dezembro pela Comissão Tripartite Permanente Paritária, criada pela Secretaria de Previdência e Trabalho para rever as Normas Regulamentadoras. O novo regramento, a ser publicado em fevereiro no Diário Oficial da União, deverá vigorar dentro de um ano.

“Enxugamos a NR 18, facilitando sua observância pelas empresas, sem prejuízo da saúde e da segurança do trabalhador, que ficou mais fortalecida”, explica Ishikawa. “Basicamente, a nova norma diz o que fazer, e não como fazer, sem entrar em detalhes desnecessários que só dificultavam a sua observância e tiravam competitividade das empresas”, afirma.

“A norma antiga era excessivamente específica em alguns pontos e chegava a detalhar, por exemplo, como deveriam ser feitas as escadas da obra. A nova norma não entra nesse tipo de pormenor e remete algumas execuções para o atendimento de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de colocar ênfase nas boas práticas de segurança e saúde do trabalho”, comenta Ishikawa.

Leia mais: https://sindusconsp.com.br/assinatura-da-nr-18-e-adiada-para-10-de-fevereiro/