Tecnologia e Qualidade

Workshop e curso: Análise do Ciclo de Vida na Construção

Aplicação na construção tem potencial de melhorar desempenho e criar valor para os negócios

Por Rafael Marko 17/07/2018 14:53:06

O SindusCon-SP realizará em 22 de agosto Workshop Técnico Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na Construção Civil, das 8h às 13h, em sua sede. O evento será realizado pelo Comitê de Meio Ambiente (Comasp) da entidade, junto com o Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ).

O evento tem como objetivos: promover a difusão dos conceitos da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e sua potencialidade de aplicação no setor da construção civil e áreas afins, identificando desafios e oportunidades para melhoria de desempenho; e estimular a definição de indicadores e de metas de desempenho ambiental de produtos por meio dos inventários, criando valor para os negócios e impulsionando o crescimento mais sustentável.

Realizado com apoio do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), o workshop tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, da Isover Saint Gobain e da Votorantim Cimentos.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais – positivos e negativos – ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final.

Com o emprego da ACV, é possível, por exemplo, estimular a definição de indicadores e metas de desempenho ambiental; identificar oportunidades para melhoria de desempenho; e assegurar competitividade frente a políticas de compras sustentáveis e demandas de acionistas.

Para o setor da construção civil, a contribuição da ACV relaciona-se diretamente à construção de inventários ambientais, que possibilitem diagnósticos e melhoria de desempenho de toda a cadeia de produção, e à comunicação de resultados através de declarações ambientais de produtos e certificações ambientais de edificações.

O workshop destina-se a fabricantes de produtos para a construção, profissionais atuantes em certificação ambiental de produtos e edificações, profissionais e empresas públicas e privadas do setor da construção civil e áreas correlatas (Engenharia, Arquitetura, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Produção, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Desenho Industrial, Administração, Marketing, Comunicação e Relações Públicas).

As inscrições para o Workshop podem ser feitas para participação presencial ou on-line.

Curso ACV de A a Z: Introdução à avaliação do ciclo de vida (ACV)
Nos dias 22 e 23 de agosto, o SindusCon-SP realizará o curso “ACV de A a Z: Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)”, no primeiro dia o curso será das 14h às 18h (após o Workshop) e no dia 23 de agosto, das 8h30 às 17h30. Haverá desconto de 10% para quem se inscrever no workshop técnico e no curso. Para obter essa facilidade, entre em contato com a  Central de Relacionamento pelo telefone (11) 3334-5600 ou e-mail cursoseeventos@sindusconsp.com.br .

A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais (positivos e negativos) ao longo das etapas necessárias para que um produto ou serviço seja desenvolvido ou concebido, cumpra a respectiva função e chegue à etapa de descarte, reciclagem ou reutilização. A estas etapas dá-se o nome de ‘ciclo de vida’ do produto ou serviço, que compreende desde a extração da matéria-prima até a destinação final do que sobra após o encerramento da vida útil do produto, finalização do processo ou entrega do serviço.

A ACV permite responder a questões como:

  • Do ponto de vista ambiental, é melhor utilizar este ou aquele produto de desempenho equivalente?
  • Quantos kg de CO2 são emitidos para se produzir uma tonelada de um produto?
  • Qual etapa do ciclo de vida tem maior contribuição para o consumo de água ou energia ou geram mais resíduos e custos de destinação correspondentes?
  • Quais etapas do processo concentram os maiores impactos ou oferecem maiores oportunidades para melhoria do produto resultante? Em quais delas vale a pena intervir?

De acordo com o tipo de resposta buscada, a ACV pode ser aplicada a diversas finalidades, entre elas, o desenvolvimento, melhoria e gestão de impactos ambientais de um produto, processo ou serviço; definição de estratégias empresariais e políticas públicas; e marketing ecológico responsável.

Para tanto que a ACV agregue valor aos negócios, é fundamental avançar no desenvolvimento e consolidação de inventários ambientais relevantes para o setor. Experiências, desafios e oportunidades para a aplicação de ACV no setor da construção civil serão discutidos na Parte 1 do curso ‘Introdução a avaliação do ciclo de vida’.

A ACV é regida pela série de Normas ISO 14040, e compõe-se de fases sequenciais de Definição do Objetivo e Escopo, Análise do Inventário, Avaliação de Impactos do Ciclo de Vida, consolidadas por iterações de Interpretação,

O trabalho de uma ACV inicia-se pela definição de objetivo e escopo da avaliação. Nesta etapa é que se estabelece a finalidade do estudo e as bases para análise e eventual comparação: a unidade funcional, o fluxo de referência correspondente, e os limites a considerar para o sistema do produto avaliado (Parte 2 do curso). Como nem todos os processos produtivos entregam apenas um produto ou função, é preciso decidir a forma de distribuição de impactos nas situações de multifuncionalidade, isto é: em que vários resultados forem gerados simultaneamente pelo mesmo processo. Formas para resolver o problema da multifuncionalidade serão tratadas na Parte 3 do curso.

Resolvidos todos os aspectos de definição de objetivo e escopo (Parte 4), tem início a etapa seguinte: a construção de inventários de ciclo de vida (ICV). O ICV é a espinha dorsal que sustenta uma avaliação de ciclo de vida e registra todos os fluxos de entrada e saída para o ambiente envolvidos no processo ou produto de interesse. As informações efetivamente coletadas constituem os chamados ‘dados de primeiro plano’. Mas esta coleta de dados pode ser bastante intensiva. Para auxiliar nessa tarefa, normalmente se emprega dados complementares, ou de ‘segundo plano’, advindos de bases de dados de inventário. Aspectos críticos da etapa de inventário de ciclo de vida e como ela é apoiada por uma das principais bases de dados serão tratados na Parte 5 do curso.

A etapa seguinte da ACV é a avaliação de impacto ambiental no ciclo de vida (AICV), em que as entradas e saídas quantificadas no inventário são traduzidas em efeitos sobre o ambiente, segundo categorias de impacto pré-definidas. Mudanças climáticas, depleção da camada de ozônio, acidificação e depleção de recursos naturais são exemplos de categorias de impactos amplamente utilizadas para comunicar resultados de estudos ambientais, estabelecer metas de políticas globais, nacionais, corporativas ou mesmo de consumo individual e estilo de vida mais sustentável. A AICV será alvo da Parte 6 do curso.

A ACV é uma técnica dinâmica, que requer e permite que, a todo tempo, seja feita a (re)interpretação dos resultados, ajustes metodológicos, que refinam o estudo e conferem significado aos resultados. A etapa de interpretação será tratada na Parte 7 do Curso, que ilustrará o fechamento do ciclo de avaliação e preparação para comunicação de resultados.

As inscrições para o curso podem ser feitas para participação presencial ou participação on-line.









Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br