Volume de acidentes do trabalho apresenta queda 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Volume de acidentes do trabalho apresenta queda 

A quantidade de acidentes do trabalho no Brasil caiu de 725.664, em 2013, para 582.507, em 2019. A taxa de incidência – que considera o número de acidentes em relação ao número médio anual de vínculos trabalhistas – também apresentou queda no mesmo período, saindo de 16,93% para 13,97%. Os dados foram apresentados por Orion Oliveira, coordenador-geral de Benefícios de Risco e Reabilitação Profissional do Ministério do Trabalho e Previdência, em uma live da Campanha Nacional de Acidentes do Trabalho (Canpat 2021).

Segundo Oliveira, no período analisado, os óbitos caíram de 2.841 para 2.184, o que representa uma queda de 23%. “Um dos fatores dessa diminuição nos números absolutos e relativos de acidentes do trabalho é a preocupação contínua de todos os atores envolvidos em prevenção”, disse.

Ele ainda informou que, em 2019, foram registrados na reabilitação profissional cerca de 54 mil segurados que ficaram incapacitados para as atividades que habitualmente exerciam sem poder mais voltar a exercê-las.

Este é um dos destaques da edição desta semana do Radar Trabalhista, publicação da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

A publicação também traz outras notícias de interesse trabalhista e jurídico, como o lançamento, em 15 de setembro, do Radar SIT (Secretaria de Inspeção de Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência. A partir de dados das Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs), a ferramenta traz dados e estatísticas sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com o objetivo de permitir a adoção de medidas prevencionistas. Nesta primeira versão, a ferramenta está carregada com dados de 1° de janeiro de 2014 a 7 de junho de 2021 e será atualizada periodicamente.

Para ler o Radar Trabalhista, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo