Vídeo: Vice-presidente do SindusCon-SP fala de ganhos na folha de pagamento com FAP

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Vídeo: Vice-presidente do SindusCon-SP fala de ganhos na folha de pagamento com FAP

Para promover o conhecimento do FAP e da necessidade de gestão dos acidentes de trabalho para a redução da alíquota dos Riscos Ambientais do Trabalho (antigo SAT), o SindusCon-SP, em parceria com o Seconci-SP, vai promover dia 16 de fevereiro o seminário “O impacto do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) na folha de pagamento”.
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, gravou um vídeo explicando a importância da gestão do FAP e o impacto na folha de pagamento das empresas.
Tendo como público-alvo empresários, profissionais de recursos humanos, advogados, engenheiros de segurança no trabalho, técnicos de segurança no trabalho e contadores, o evento vai abordar também o preenchimento do e-Social nos itens de segurança e saúde do trabalhador.
O evento será realizado na sede do SindusCon-SP e terá transmissão online. Associados do SindusCon-SP possuem condição especial para inscrição.
O que é o FAP
Criado em 2010, com o objetivo de incentivar as empresas a investirem na melhoria das condições de trabalho e de saúde do trabalhador, o FAP é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% do SAT incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.
O FAP varia anualmente e é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade da Previdência Social.
Pela metodologia do FAP, pagam mais os estabelecimentos que registrarem maior número de acidentes ou doenças ocupacionais. Por outro lado, o Fator Acidentário de Prevenção serve para bonificar os que registram acidentalidade menor. Quando não for registrado nenhum caso de acidente de trabalho, por exemplo, o estabelecimento pagará a metade da alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo