Vendas satisfazem maioria dos fabricantes de materiais

Vendas satisfazem maioria dos fabricantes de materiais

Pesquisa da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) junto às suas 49 associadas grandes fornecedoras de insumos mostrou que 59% delas consideraram o faturamento em agosto muito bom ou bom; 35% informaram ter sido regular, e 6%, ruim ou muito ruim. Os percentuais se mantiveram quando as empresas foram indagadas sobre a expectativa para o faturamento de setembro.

Segundo a pesquisa, 29% das empresas manifestaram otimismo sobre as ações do governo (contra 27% em julho), 59% indiferença (antes, 65%) e 12% pessimismo (8% no mês anterior). Após atingir a marca de 8% em maio de 2019, o número de associadas otimistas cresceu pelo terceiro mês consecutivo.

A variação do otimismo, entretanto, não influenciou positivamente as pretensões de investimento do setor no médio prazo. Das associadas da entidade, 65% informaram ter pretensões de investimento para os próximos 12 meses – diminuição de 4 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 5 pontos percentuais em comparação a junho.

O índice de utilização da capacidade instalada diminuiu de 73% em julho, para  71% em agosto.

Na avaliação do presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “os diferentes índices e pesquisas apontam para um cenário menos turbulento nos próximos meses, se mantidas as tendências de retomada do investimento e de aumento da demanda. Vemos no segundo semestre de 2019 um momento importante para a confirmação da retomada do crescimento econômico doméstico e estamos trabalhando nesse sentido.”