Uma indústria rumo à sustentabilidade

Por Redação SindusCon-SP

Uma indústria rumo à sustentabilidade

O SindusCon-SP oferece guias de ESG às construtoras

A moderna indústria brasileira da construção atende a uma série de diretrizes ESG (sigla em inglês para Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança).

As construtoras descontaminam os terrenos adquiridos para suas edificações. Constroem com reduzido desperdício de materiais. Separam e destinam corretamente os resíduos das obras. Entregam aos usuários sistemas avançados de conservação de água e energia.

Na área social, a construção zela pela saúde e segurança do trabalho dos colaboradores. Promove a diversidade em suas empresas. Executa projetos educacionais de alfabetização e qualificação profissional, beneficiando seus trabalhadores e as comunidades no entorno de suas obras.

Na governança, os sistemas de compliance e accountability estão amplamente disseminados entre as construtoras.

O SindusCon-SP oferece gratuitamente em seu site uma vasta gama de publicações para orientar as construtoras em suas diretrizes ESG. Para acessá-las, entre em https://sindusconsp.com.br/biblioteca , clique em Publicações e selecione Guias e Manuais.

Alguns exemplos desses materiais:

Guias de sustentabilidade: Interativo de Eficiência Energética em Edificações; Gerenciamento Ambiental de Resíduos; Gerenciamento Online de Resíduos da Construção (Sigor); Orientativo das Normas de Conservação de Água; Metodológico de Cálculo de Pegada Hídrica para Edificações; Madeira – Uso Sustentável na Construção; Metodológico para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Engenharia e Construção.

Guias de responsabilidade social: Acessibilidade em Unidades Residenciais; Segurança e Saúde na Indústria da Construção; Estudo de Viabilidade para Inserção Segura de Pessoas com Deficiência na Construção.

Guia de governança: Ética e Compliance para Instituições e Empresas da Construção.