Um ano de dificuldades, mas de muitas realizações

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Um ano de dificuldades, mas de muitas realizações

Editorial do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra 

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP

Estamos chegando ao final de um dos anos mais desafiadores dos últimos tempos para a indústria da construção. 

Não aconteceu o 2021 que há 12 meses projetávamos como marcado pela retomada robusta da economia e da atividade do nosso setor pós-pandemia, e pelo avanço de reformas estruturais necessárias à atração de investimentos. 

Mesmo assim, apesar de todas as dificuldades, como o aumento abusivo dos preços dos materiais de construção e as atitudes do governo que inviabilizaram as reformas, a indústria da construção resistiu, incrementou sua atividade e gerou novos empregos. 

O SindusCon-SP atuou em várias frentes para mitigar as dificuldades e fortalecer suas empresas associadas. Estimulamos a vacinação contra a Covid-19 e a manutenção das medidas preventivas. Na mais recente pesquisa realizada com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), a epidemia mostrava-se praticamente erradicada nos canteiros de obras. Mesmo assim, seguimos insistindo pelo avanço da vacinação e pela manutenção das medidas protetivas, agora em função da alta transmissibilidade da variante ômicron. 

Atuamos firmemente para minimizar as ameaças ao setor, embutidas nas propostas do governo de reforma tributária e de mudanças no Imposto de Renda. Obtivemos resultados positivos para a indústria imobiliária e contribuímos para que as proposições não prosperassem neste ano. Junto com nosso Conselho Jurídico, estamos nos preparando para prosseguir nesta batalha em 2022. 

Tivemos a satisfação de seguir contribuindo para a elevação da produtividade das associadas, mediante nossos tradicionais cursos e eventos, culminando com a criação da Universidade Corporativa SindusCon-SP e a realização da Semana da Construção no segundo semestre. Soluções inovadoras continuaram sendo levadas adiante pelo iCON Hub, que realizou seu primeiro Seminário neste ano e promete novas e mais abrangentes ações em 2022. 

As reuniões, ações e eventos de nossos Comitês e Conselhos prosseguiram com sucesso. A Vice-Presidência de Economia realizou suas norteadoras Reuniões de Conjuntura. O Comitê de Qualidade e Tecnologia atuou em várias frentes, com destaque para a atualização de normas técnicas como a de Desempenho e elaboração de novas, como as de Inspeção Predial e Garantias. Também realizou com sucesso os Seminários de Tecnologia de Estruturas, de Sistemas Prediais e de BIM. 

O Comitê de Meio Ambiente avançou na atualização e elaboração de normas técnicas de conservação de energia e lançou a CECarbon, ferramenta de medição de emissões de CO2 e de consumo energético em edificações. O Comitê de Habitação Popular juntou-se a outras entidades do setor e obteve calibragens necessárias à viabilidade do Programa Casa Verde e Amarela, além de ter elaborado uma cartilha mostrando aos prefeitos as vantagens de se investir no segmento. 

Mais uma vez, fechamos convenções coletivas de trabalho com as entidades representativas dos trabalhadores em todo o Estado. O Conselho Jurídico realizou seu Congresso, promoveu lives esclarecedoras sobre diversas questões e lançou o livro Equilíbrio e Reequilíbrio dos Contratos da Construção. A Vice-Presidência de Responsabilidade Social organizou com sucesso uma Megasipat híbrida, que contou com recorde de público. O Centro de Mediação do SindusCon-SP promoveu diversos encontros relevantes. 

Na área de Comunicação, tivemos vários avanços: a criação do Entre Aspas, informativo semanal de nossa entidade no jornal O Estado de S. Paulo; a modernização bem sucedida de nosso site; a intensificação do uso das redes sociais e dos grupos de Whatsapp; e uma moderna renovação gráfica do nosso tradicional informativo eletrônico bissemanal Construmail. 

Nossas Regionais seguiram se reestruturando, empreendendo ações locais relevantes para nossas associadas e mantendo a força institucional do SindusCon-SP no Interior. Em 1º de dezembro, vendemos nossa sede à rua Dona Veridiana e deveremos investir os recursos em outros imóveis. 

Tudo isto não teria sido possível sem o louvável e voluntário esforço de nossos vice-presidentes, membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal e dos Comitês, representantes à Fiesp e diretores regionais. A todos, bem como aos nossos patrocinadores, às entidades parceiras e à nossa equipe de colaboradores, vão aqui os nossos profundos e sinceros agradecimentos. 

Encerro com os votos de Boas Festas e um Feliz Ano Novo, com a esperança de que tempos melhores virão. Sinto enorme satisfação pelo fato de a indústria da construção poder contar com um SindusCon-SP sempre atuante e fortalecido pela garra e dedicação de seus dirigentes e conselheiros. 

Até 2022 e um Forte Abraço! 

Odair Senra 

Presidente do SindusCon-SP

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content