Tendências tecnológicas para o futuro da construção

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Tendências tecnológicas para o futuro da construção
Zachi Flatto, CEO do ConTech

O evento de abertura da programação do iCON Hub, braço de inovação do SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures, para 2022 contou com a participação do Zachi Flatto, CEO do hub israelense ConTech, que trouxe algumas tendências para a construção civil em 2022. 

Estas tendências contam com o impulso das Construtechs, que entram em uma nova onda que atrai mais atenção e investimento, após os primeiros anos marcados pelo processo de educação e validação do mercado, sem objetivos estratégicos de longo prazo.

Zachi destacou basicamente três grandes tendências:

1. Digitalização – Um dos fenômenos mais acentuados pela pandemia, a digitalização motivou mudanças massivas de comportamento em relação ao trabalho e, com isso, habilitou novas formas de colaboração digital e trabalho remoto. Ainda sobre a digitalização, talvez menos evidente é a tendência de se utilizarem gêmeos digitais como parte integrante do projeto, mesmo em projetos menores. Incluída nesta tendência está a mais comum e necessária integração que é entre dados novos e dados existentes, ou seja, integração de fontes tão diversas como aplicativos móveis, planilhas, orçamentos, calendários, sistemas legados etc. 

2 – Robótica e automação – A automação da construção civil segue as tendências de industrialização da construção, que por sua vez está debaixo do guarda-chuva de mudanças trazidas pela manufatura aditiva, da indústria 4.0. Segundo Zachi, assim como na indústria, os trabalhos repetitivos e de maior risco serão substituídos por robôs também na construção civil.

3 – Sustentabilidade – Outra tendência a ganhar impulso ainda maior é a de que a “construção verde” vai atrair muito investimento. Os “green buildings” com baixa emissão de carbono estão fortalecidos pela pauta de ESG, que ainda vai direcionar muitos dos investimentos no setor.

Moldando o futuro da construção e do setor imobiliário 

A Deloitte Catalyst de Israel elaborou o relatório Moldando o futuro da construção e do setor imobiliário em janeiro de 2022, tendo o ConTech como parceiro. As tendências identificadas reforçam e aprofundam as identificadas pelo Zachi em nosso Kickoff, além de abranger também o setor imobiliário. Para quem quiser explorar o material, veja abaixo os principais pontos apresentados. 

Cenário 

Tecnologias emergentes, plataformas digitais e a implementação de processos estão prontos para mudar muitos aspectos dos setores de construção e imobiliário. Novas ferramentas, processos e sistemas estão amadurecendo e se tornando mais proeminentes nesta indústria e podem levar a um melhor desempenho e experiência em todos os aspectos e fases – desde o planejamento e projeto até à construção, comercialização, uso e operação contínua de ativos imobiliários.

Tendências na Construção 

O levantamento destaca as principais tendências para o futuro do setor da construção: 

  • Arquitetura sustentável e ambientalmente amigável;
  • Impressão 3D (Construção 4.0 / Manufatura Aditiva); 
  • Aumento do uso de automação e robótica;
  • Industrialização da construção – pré-fabricado e modular;
  • Métodos avançados de construção – digital twins e BIM;
  • IA e análise de dados avançada em gestão de projetos e on-site. 

Tendências no Imobiliário

Para o setor imobiliário o relatório destaca: 

  • Mescla entre o ambiente físico e o digital no marketing e na promoção comercial;
  • Surgimento de modelos alternativos de transação;
  • Expansão de serviços avançados em prédios comerciais (corporativo e varejo), como por exemplo a capacidade de prover dicas de restaurantes próximos, serviços de cuidados pessoais e carros compartilhados; 
  • Novos processos de busca e aluguel de propriedades residenciais;
  • Por meio de serviços digitais, melhoria na experiência dos moradores para habitar de modo inteligente;
  • Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning voltados ao setor Imobiliário

Para conhecer em profundidade as tendências, alguns exemplos de aplicação, bem como construtechs e proptechs atuando nas tendências identificadas, é só acessar gratuitamente a íntegra do relatório aqui.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo