Sorocaba: Mais de 180 pessoas participam da MegaSipat 2016

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Sorocaba: Mais de 180 pessoas participam da MegaSipat 2016

Um dia de orientação e cuidados com a saúde dos trabalhadores da construção civil. Assim foi a MegaSipat 2016, realizada pelo SindusCon-SP, Regional Sorocaba, em parceria com o Sesi-SP, Senai, Seconci-SP e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil.
O evento, realizado na última sexta-feira (07), no Sesi – CAT Senador José Ermírio de Moraes, em Sorocaba, contou com a participação de cerca de mais de 180  trabalhadores de 23 empresas.
No período da manhã, os participantes foram recebidos por uma equipe de enfermeiros do Seconci-SP, que realizaram exames para verificação da pressão arterial, colesterol, diabetes, além de exames acuidade visual, seguido de café da manhã.
Na sequência, houve a abertura do evento que contou com a participação do diretor da Regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Junior, do diretor do SESI Sorocaba, Júlio César de Souza Martins, da gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Ester Matos Gonçalves e do agente de treinamentos do Senai Sorocaba, João Carlos Campagnolo.
Após a abertura e um breve aquecimento, os trabalhadores foram divididos em equipes e receberam orientações sobre as atividades que seriam realizadas. Cada equipe visitou cinco estações (Quizz, Meio Ambiente, Desafios dos Sentidos, Prevenção de Acidentes e Oficina Nutritiva), de acordo com o circuito organizado pelos profissionais do Sesi e do Senai.
“Em cada estação foram abordados temas diferentes. Na estação Desafios dos Sentidos eles passaram por uma privação visual para se colocarem no lugar de uma pessoa que tem deficiência visual. No Quizz, eles receberam orientação sobre saúde pública e mental, saúde do homem e da mulher, além de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis”, explicou Flavia Oliveira, coordenadora de esportes do Sesi Sorocaba.
No final da programação, os trabalhadores almoçaram no local e participaram de um sorteio de brindes.
Sobre a SIPAT e a MegaSipat
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil, de acordo com a legislação trabalhista. Ela deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes.
Idealizada pelo SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP, Senai, Seconci-SP e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, a  MegaSipat vem sendo realizada desde 2000 e é o maior evento anual de Saúde e Segurança do Trabalho da construção civil paulista.
Outras informações podem ser obtidas na Regional Sorocaba do SindusCon-SP através do telefone (15) 3224-2369.
(Comunicação Regional do SindusCon-SP em Sorocaba)

Com temáticas diferentes, cada grupo pode participar de 5 atividades

Divididos em equipes, trabalhadores participaram de diversas atividades
Um dos temas em destaque era a Deficiência visual, que  pode ser trabalhada com o “desafio dos sentidos”