Sistemas prediais terão nova certificação de qualidade

Sistemas prediais terão nova certificação de qualidade

O presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações), José Jorge Chaguri Júnior, apresentou em 13 de junho, na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, o novo programa de sua entidade para a certificação de qualidade das instaladoras de sistemas prediais.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, acompanhado do coordenador-adjunto do comitê, Fábio Villas Bôas. Genioli também representa o SindusCon-SP no Conselho da Abrinstal.

Denominado BIP (Building Installation Performance), o novo programa da Abrinstal sucede o Qualinstal e tem abrangência ampla: avalia o produto, o projeto e a mão de obra da instaladora, e se prepara também para avaliar a entrega do serviço. Entre os objetivos do programa junto às instaladoras, Chaguri Jr. relacionou a melhora do nível de desempenho, a diminuição de patologias, o atendimento à normatização, o aumento da produtividade e a capacitação da mão de obra.

Além dos grupos de trabalho da Abrinstal que tratam dos sistemas prediais de gás, hidráulica, e elétrica, também se formarão grupos sobre instalações de proteção a incêndios e de climatização (ar condicionado). A concessão do selo do BIP terá três níveis para incentivar a melhoria contínua nas operações das instaladoras e a ideia é estimulá-las para se certificarem.

Normas técnicas

A reunião também tratou das normas técnicas da indústria da construção que estão em fase final de encaminhamento: conservação de água, água quente e fria, e inspeção predial.

Foram relatadas providências tomadas pelo CTQ para o aperfeiçoamento da legislação de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros. Também se tratou da continuidade das tratativas para agilizar os licenciamentos dos serviços das concessionárias junto à Prefeitura de São Paulo.

Próximos eventos

A programação completa do 20º seminário Tecnologia de Estruturas de Edificações, a realizar-se em 26 de junho, foi apresentada. Mais informações aqui

Também está definida a data de 22 de agosto para a realização do Sistema Tecnologia de Sistemas Prediais. Em 24 de outubro, acontecerá o Seminário BIM (Modelagem da Informação da Construção).

O CTQ também participará em 22 de agosto do Encontro Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) sobre a legislação do Corpo de Bombeiros.