Sintracon-SP e SindusCon-SP destacam sucesso no enfrentamento da Covid-19

Sintracon-SP e SindusCon-SP destacam sucesso no enfrentamento da Covid-19
Odair Senra, na live com o Sintracon-SP

A eficácia das medidas de prevenção à Covid-19 nos canteiros de obras foi o destaque da live “Café com Ramalho”, que o Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo) promoveu com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, em 17 de junho.

Submetido a uma cirurgia na véspera, Antonio Ramalho, presidente do Sintracon-SP, não pode participar, sendo substituído na live por Atevaldo Leitão, diretor do Sintracon-SP, com a mediação de Paulo Baldan, da Comunicação daquela entidade.

Leitão destacou os cuidados nas obras em relação ao enfrentamento da pandemia, como resultante das ações do Fórum Permanente instituído por SindusCon-SP, Sintracon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção). “Hoje o trabalhador está mais seguro na obra em relação à Covid-19, do que na casa dele”, afirmou. “Não há mais problema de fornecimento de máscaras. Há até uma construtora que fornece um kit e fiscaliza a troca das máscaras.”

Ele também mencionou a importância dos aditivos à convenção coletiva de trabalho, firmados no início da pandemia, “que garantiram o emprego e a saúde dos trabalhadores”. E orientou que, no caso de alguma inobservância dos protocolos sanitários nos canteiros, ela seja relatada no aplicativo Sintraconsp.

Odair Senra enfatizou a importância do bom relacionamento entre ele, Ramalho e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, no sucesso obtido pelas ações do Fórum Permanente. “O que acontece com transparência, verdade e lealdade cria confiabilidade entre as partes. Mais uma vez ficou demonstrado que quem quer, faz; quem não quer, justifica”, afirmou.

O presidente do SindusCon-SP citou a pesquisa semanal feita por SindusCon-SP e Seconci-SP, mostrando o reduzido percentual de menos de 0,5% dos trabalhadores contaminados pela Covid-19 nas obras, mesmo nesta segunda onda, com poucas internações hospitalares e nenhum óbito. Chamou a atenção para a importância de não se relaxar nas medidas de prevenção e desfazer mitos, como o de que a máscara já não seria mais necessária. E orientou o trabalhador com sintomas de Covid-19 a dirigir-se ao Seconci-SP, onde “será muito bem atendido, por profissionais capacitados e sem demora”.

“A pandemia acabou mostrando que os DNAs das pessoas que gerem os sindicatos se orientam no sentido de preservar vidas e empregos decentes”, disse.

Convenção elogiada

Leitão congratulou o SindusCon-SP pela “excelente Convenção Coletiva de Trabalho” assinada recentemente com o Sintracon-SP, “sem conflitos ou greve”. Citou que desde janeiro 1.800 homologações de terceirizados de empreiteiras com dificuldades financeiras foram realizadas pelas construtoras contratantes no Sintracon-SP, evitando ações na Justiça do Trabalho. Destacou a segurança e a qualidade de vida nas obras. E mencionou que o Sintracon-SP havia comemorado 85 anos de existência em 16 de junho.

Senra e Leitão manifestaram a necessidade de se incrementar a qualificação dos trabalhadores da construção. “Precisamos muito de bons profissionais, necessitamos motivar as pessoas para trabalharem nas obras, exercendo um trabalho digno que gera renda e traz crescimento pessoal”, disse o presidente do SindusCon-SP.

Segundo Senra, há estudos para o Senai-SP montar cursos de especialização com emissão de certificado, iniciando pelo treinamento de assentador de produtos cerâmicos. Leitão informou que o Sintracon-SP deverá dar treinamentos em sua sede com professores do Senai-SP, já havendo cerca de 500 interessados.