SindusCon-SP sedia evento sobre inovações no uso de madeira

SindusCon-SP sedia evento sobre inovações no uso de madeira

Com o apoio do SindusCon-SP, teve início em 10 de junho, na sede do sindicato, o evento Ideias Inovadoras para a Cadeia da Construção em Madeira, promovido pelo Núcleo da Madeira. Com palestras, debates e visitas técnicas, o evento se estende até o dia 12 de junho.

Na abertura, o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, afirmou que “a madeira, por se tratar de um recurso precioso e natural, deve ser usada na construção de forma legal e ambientalmente responsável. Tanto é assim, que há dez anos participamos do Programa Madeira é Legal, junto com o WWF Brasil, o Sindicato de Atacadistas de Madeiras e outras entidades.”

Senra lembrou que o sindicato também desenvolveu o Manual Madeira, para incentivar e orientar sobre o uso de espécies alternativas de madeiras nativas entre as construtoras; integra o Programa de Aquisição Responsável da Madeira na Construção Civil, que resultou na publicação de um Guia Orientativo; dispõe de publicação sobre a destinação dos resíduos de madeira para a reciclagem; e acompanha as diversas ações de normatização e segurança contra incêndios.

O presidente do Núcleo da Madeira, Marcelo Aflalo, assinalou a importância da integração dos elos da cadeia produtiva do setor e de sua contribuição à economia do país. “É fundamental que indústria madeireira saiba a demanda da construção civil e que este segmento conheça as inovações no plantio e na industrialização, com a compreensão das necessidades mútuas”, afirmou. Aflalo ainda anunciou que, como próximo passo, o Núcleo da Madeira pretende desenvolver grupos de trabalho em todos os Estados.

Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia da WWF Brasil, disse ser fundamental uma utilização da madeira pela indústria da construção, de modo ecologicamente sustentável e com baixa pegada de carbono. Elogiando a participação do SindusCon-SP no Programa Madeira é Legal, ele afirmou que a iniciativa já produziu diversos avanços, sendo agora o principal desafio motivar o setor para uma agenda constante e integrada voltada à conquista de novos avanços.

O evento está abordando ações como a experiência colombiana de rastreabilidade da matéria-prima, as tecnologias empregadas na arquitetura no Chile, as experiências brasileiras de exploração de florestas plantadas por pequenos produtores e serrarias, o uso de sistemas construtivos em madeira para habitações sociais e a normatização.

A iniciativa conta com o patrocínio do WWF-Brasil, além dos patrocinadores do Núcleo Sayerlack, Montana Química, Berneck e Tecverde, e o apoio de Sinduscon-SP, Faap e IPT.

Saiba mais sobre o evento aqui

Mais informações na próxima edição do Construmail.