SindusCon-SP recebe com preocupação Medida Provisória que reduz recursos do FGTS

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

O SindusCon-SP recebe com preocupação a informação da Medida Provisória que destina recursos do FGTS para Santas Casas do país. Embora seja louvável a iniciativa, o desvio de finalidade do principal recurso para o financiamento da moradia no Brasil é mais uma dificuldade para a retomada do setor da construção civil.
Para o vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury, o uso desvirtuado de recursos do fundo de garantia deve ter impacto no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, saneamento e habitação – sua função primária. “O FGTS tem um papel fundamental na geração de empregos, renda e aquisição de um lar.”
Segundo anunciado na Medida Provisória, seria liberado 5% do orçamento do fundo com metade dos juros praticados pelo mercado. O montante deve chegar a R$ 4 bilhões, dos R$ 83 bilhões previstos para 2018, com a destinação condicionada após aprovação do Conselho Curador do FGTS. “Qual o impacto financeiro que essa medida vai trazer para a liquidez do fundo? Isso é algo que o Conselho Curador precisa se questionar”, alerta Cury.