SindusCon-SP realizará oficina sobre Conservação de Água e Uso de Fontes Alternativas em Edificações

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Virgínia Sodré será a instrutora dos encontros

O SindusCon-SP realizará virtualmente a oficina de Conservação de Água e Uso de Fontes Alternativas em Edificações, nos dias 1º e 3 de setembro, das 8h30 às 12h30. Esta edição será dividida em dois módulos, sendo no dia 1º, o módulo voltado sobre Edifícios residenciais; e no dia 3, a segunda parte sobre Edifícios comerciais, corporativos e serviços.

O treinamento tem o objetivo de familiarizar os profissionais com os requisitos das normas ABNT NBR 16782 – Conservação de Água em Edificações, ABNT NBR 16783 – Uso de Fontes Alternativas de Água não Potável em Edificações e ABNT NBR 15527 – Água de Chuva. Além disso, irá capacitar os participantes a compreender o ciclo da água em uma edificação de forma integrada. Os participantes irão entender como se elabora um balanço hídrico e quais são as principais estratégicas para a conservação de água e a adoção de uso de fontes alternativas. Também será abordada a elaboração do Programa de Conservação de Água compreendendo ações para o correto uso, operação e manutenção, monitoramento e para o Plano de Comunicação.

A capacitação será voltada para coordenadores de projeto, projetistas de instalações prediais, arquitetos, engenheiros, empresas instaladoras, empresas de saneamento, área técnica de fornecedores de equipamentos, docentes, estudantes e demais profissionais envolvidos com conservação de água e uso de fontes alternativas em edificações. As inscrições para a oficina podem ser realizadas aqui.

A instrutora dos encontros será Virgínia Sodré, diretora técnica da Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente. Entre outras atribuições, Virgínia desenvolveu o texto base das normas de conservação de água e uso de fontes alternativas não potáveis e o Guia de Pegada Hídrica para o Setor de Edificações.

Apoiam o encontro: ABAS, Abrainc, Abrasip, Abrinstal, APEOP, Alto Tietê, Cirra-USP, Fecomércio-SP, GBC Brasil, Sindinstalação.

Mais informações sobre inscrições e conteúdo programático podem ser encontradas aqui ou com Samara Pelegrino [email protected].