SindusCon-SP realiza reunião do Comitê de Habitação Popular (CHP)

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP realiza reunião do Comitê de Habitação Popular (CHP)
Diretor presidente da COHAB-Campinas, Vinicius Issa Lima Riverete e o Vice-Presidente de Habitação, Ronaldo Cury

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) realizou em seu auditório no dia 5 de junho a reunião do Comitê de Habitação Popular (CHP), grupo de trabalho que discute problemas e soluções que impactam o setor de habitação em todo o estado de São Paulo. A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Ronaldo Cury que iniciou com o grupo uma discussão sobre o conceito do novo programa habitacional apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados no dia anterior.  Saiba mais aqui .

Guilherme Mendes Patricio, gerente geral da Gerência Crédito Imobiliário (Gimob) do Banco do Brasil destacou que o banco mantém a 2º posição no market share com 8,7% do mercado até janeiro deste ano, totalizando R$ 55,9 bilhões em crédito imobiliário. Em relação ao direcionamento estratégico do ano, o objetivo é manter o saldo da carteira PJ em dezembro de 2019 no mesmo patamar de dezembro de 2018 (R$ 6,4 bilhões), com foco nas operações com menor inadimplência e maior rentabilidade.

Em relação aos resultados do ano na categoria financiamentos à produção do banco foram contratados R$ 447,8 milhões no país todo em todas as categorias (PJ SFI, PJ SFH, PJ MCMV, PJ CH), sendo R$ 299,6 milhões somente em São Paulo. Em sua apresentação, Patricio destacou que o desafio é transformar a jornada de contratação do crédito imobiliário em uma experiência positiva para o cliente.

Em sua palestra sobre Instrumentos indutores e de parcerias para o aumento da oferta local de unidades habitacionais populares: o papel da COHAB Campinas, o secretário municipal de Habitação e diretor presidente da COHAB-Campinas, Vinicius Issa Lima Riverete, apresentou um resumo dos 18 meses de trabalho do Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS-Cohab).