SindusCon-SP participa do 1º Fórum de Projetos para a Incorporação e Construção

Por Redação SindusCon-SP

SindusCon-SP participa do 1º Fórum de Projetos para a Incorporação e Construção
Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

A terceira edição dos Manuais de Escopo foi lançada no dia 24 de abril no 1º Fórum de Projetos para Incorporação e Construção, um evento que contou com mais de 220 participantes. Diversas entidades setoriais colaboraram para a edição do material, entre elas o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Mario Velletri, coordenador Geral de Manuais de Escopo do Secovi-SP destacou em sua apresentação que um dos objetivos do encontro foi apresentar o trabalho de atualização dos Manuais de Escopo, que teve como foco a incorporação de requisitos para o atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR-15575.

Também foram apresentadas outras duas novidades: o Guia para utilização dos Escopos e Modelos de Memoriais Descritivos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à referida norma. “São uma importante base de conhecimento para todos os profissionais que atuam no setor imobiliário”, afirmou Velletri.

Os manuais estão disponíveis no site www.manuaisdeescopo.com.br. De acordo com os dados do Secovi-SP, nos últimos cinco anos, o site dos Manuais de Escopo somou 432 mil acessos, a emissão de 101,5 mil propostas e 55,5 mil consultas aos manuais, sendo que os campeões de acesso são os manuais de Arquitetura (33,8%), Elétrica (11,3%), Coordenação de Projetos (8,2%), Acústica (8%) e Estruturas (6,8%).

Os profissionais de todos os estados brasileiros que estão cadastrados na plataforma podem acessar os documentos. “Um dos principais propósitos do trabalho com os Manuais de Escopo é a difusão do conhecimento com o intuito de elevar a qualidade dos projetos imobiliários”, destacou Maria Angelica Covelo Silva, coordenadora técnica do trabalho.

Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, e Paulo Luciano Rewald, diretor de Normalização do Secovi-SP, abordaram a necessidade de mudanças de práticas de mercado para a contratação e desenvolvimento de projeto para a efetiva prática destes escopos. “Os manuais jogam luz sobre a importância do atendimento às normas nacionais e internacionais e a legislação vigente. O que era bom senso torna-se obrigatório”, afirmou Rewald.

Para Batlouni Neto, compatibilização é a palavra que deve ser comumente usada quando se trata de projetos de edificações. “A visão de todo o projeto é fundamental. Os sistemas devem conversar entre si”, destacou o executivo que ressaltou que a contratação de um projeto deve ser técnica.

Fabio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP e da Comissão de Estudos de Revisão da ABNT NBR 15575, e diretor da Tecnisa, destacou a visão geral do processo de revisão da Norma de Desempenho e como o aperfeiçoamento a ser obtido afetará os projetos. “É necessário um entendimento igualitário de todos os profissionais em todas as regiões do país porque a interpretação equivocada pode trazer divergências de questionamentos e isso é preocupante”, alertou.