SindusCon-SP mantém Programa de Elevação de Escolaridade há 9 anos

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP mantém Programa de Elevação de Escolaridade há 9 anos

PrintO SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP, realiza o Programa de Elevação de Escolaridade, com o objetivo de capacitar educacionalmente os trabalhadores em canteiros de obra indicados pelas empresas associadas ao sindicato, referente aos primeiros anos do enino fundamental (1º ao 5º ano).

O programa é realizado desde 2010 em todo o Estado de São Paulo para atendimento às empresas associadas ao SindusCon-SP e/ou contribuintes das entidades parceiras, como o Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP).

“Nosso objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos profissionais, referente aos primeiros anos do ensino fundamental, com o intuito de possibilitar aos trabalhadores que, em uma segunda etapa, frequentem cursos profissionalizantes, como mestre de obras por exemplo”, afirma a vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP e vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda.

“Levar conhecimento ao canteiro de obras faz parte de nosso projeto em prol do desenvolvimento dos trabalhadores da indústria da construção civil”, afirma Haruo Ishikawa, vice-presidente de Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP.

Ao longo dos seus nove anos de existência, 2.104 trabalhadores da construção civil participaram do programa em 252 turmas realizadas em 27 empresas associadas ao sindicato nas seguintes regiões: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itu, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Olímpia, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo – Capital, Sorocaba, Suzano e Taubaté.

O processo de aprendizado acontece inicialmente com uma sondagem entre os participantes para identificar seus conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Com esses dados, as aulas serão planejadas e desenvolvidas pelo SESI-SP de acordo com as necessidades dos alunos e da empresa. A ampliação dos conhecimentos ocorrerá por meio do desenvolvimento da capacidade de linguagem (narrar, instruir/prescrever, argumentar etc.) e do conteúdo de Matemática. As atividades serão contextualizadas, tendo como referência o ambiente de trabalho, com foco nos temas saúde, meio ambiente e segurança.

Como pré-requisito é necessário que os trabalhadores tenham mais de 18 anos e que não tenham concluído até o 5º ano do ensino fundamental.

Metodologia

As aulas serão ministradas por docentes contratados e indicados pelo SESI-SP. A definição dos gêneros textuais que serão explorados no Programa deve basear-se nos seguintes aspectos: conhecimento prévio dos participantes (Língua Portuguesa e Matemática); principais atividades profissionais desenvolvidas; habilidade e competência necessárias para melhor realização das atividades laborais relativas ao setor da construção civil.

Operacionalização do Programa

O Sesi-SP oferecerá acompanhamento presencial e à distância de um analista técnico educacional; jornada de trabalho do professor de 9 horas semanais, sendo 1h30 com o aluno e 1h30 destinada ao planejamento docente; caderno de atividades elaboradas pela entidade; acompanhamento pedagógico realizado por técnico designado pela gerência executiva de educação; duração mínima do curso no canteiro: três meses; carga horária diária: 1h30, três vezes por semana; regime semanal: três vezes na semana; horário sugerido: início ou final das atividades do trabalhador; mínimo de participantes: 10 e no máximo 30; mobiliário/equipamento/espaço para as aulas.

Cabe à empresa participante do programa a avaliação dos estudantes que ocorrerá durante o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados serão registrados na Ficha de Acompanhamento da Aprendizagem (FAAs). Ao final do programa, a empresa receberá o demonstrativo da evolução dos estudantes com as avaliações e os resultados registrados nas FAAs. A empresa deve também apresentar ao SindusCon-SP uma lista com os dados dos canteiros de obra que serão inscritos e fornecer a estrutura necessária ao professor e aos alunos.

Aos alunos concluintes serão expedidos “Certificados de Conclusão do Programa de alfabetização intensiva – PAI”, referentes aos primeiros anos do ensino Fundamental, com direito ao prosseguimento de estudo no 6º ano do ensino Fundamental.

As informações sobre o programa estão disponíveis com Mayara Barbosa no email [email protected] ou no telefone (11) 3334-5630.