SindusCon-SP lançou 4ª edição do Prêmio de Excelência BIM

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP lançou 4ª edição do Prêmio de Excelência BIM
Fernando Fernandes, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e do GT BIM

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo -SP (SindusCon-SP), por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), realizou no dia 7 de maio o Workshop Vencedores do 3º Prêmio de Excelência BIM. Na ocasião, foi lançada a quarta edição do prêmio.

De acordo com Fernando Fernandes, membro do CTQ e do Grupo de Trabalho BIM, o sucesso que o Prêmio BIM vem obtendo apenas confirma a importância desta ferramenta. “O BIM proporciona economia de custos, aumento da produtividade, cumprimento de prazos e transparência em projeto, execução e manutenção de empreendimentos. Ele torna-se ainda mais importante no momento em que a construção depende de um aumento contínuo da produtividade para sobreviver nestes tempos difíceis”, destacou Fernandes.

O SindusCon-SP tem estimulado a adoção da Modelagem no Brasil, promovendo, além do prêmio, um seminário anual com as últimas novidades na área. “Cursos e palestras vêm disseminando o BIM por todo o país, com a contribuição da nossa entidade. E está em andamento um programa no governo federal, para estimular as contratações de empreendimentos em BIM”, afirmou Fernandes.

Workshop

Há cerca de dez anos, o mercado de construção civil estuda e desenvolve projetos com a ferramenta Building Information Modeling (BIM). O SindusCon-SP, que sempre acompanhou de perto esse movimento no mundo, foi o pioneiro no debate no cenário nacional sobre a implementação e divulgação da plataforma. Com isso, trouxe o tema para seus associados, profissionais do mercado e estudantes do setor e, como forma de reconhecer projetos relevantes, também criou o Prêmio Excelência BIM.

Em sua terceira edição, o prêmio já reconheceu iniciativas de diversos portes e segmentos nas categorias Contratante, Academia, Projetista, Fornecedor e Construtor. Como parte da premiação, os vencedores são convidados a apresentar seus cases premiados no ano seguinte.

O evento contou com as seguintes apresentações dos vencedores: Categoria Construtor: Método Engenharia; Categoria Projetista: MHA Engenharia LTDA; Categoria Fornecedor: Saint-Gobain do Brasil; Categoria Contratante: MPD Engenharia e Incorporação; Categoria Academia: Alex Roda Maciel – Universidade de São Paulo – USP.

4ª edição do Prêmio de Excelência BIM

Durante o evento foi lançado a quarta edição da premiação. As inscrições do prêmio devem ser feitas exclusivamente por meio do site www.premiobim.com.br até o dia 30 de junho. Os finalistas serão conhecidos no dia 9 de agosto. No dia 9 de setembro terá início a apresentação aos jurados e no dia 30 de setembro será feita a apresentação dos finalistas aos jurados. No dia 24 de outubro será a data da premiação final da quarta edição.

O coordenador do Júri, Prof. Eduardo Toledo (USP) (centro) e vencedores da terceira edição do prêmio
O coordenador do Júri, Prof. Eduardo Toledo (centro) e alguns dos vencedores da terceira edição do prêmio

De acordo com o coordenador do Júri, Prof. Eduardo Toledo (USP) o corpo de jurados será indicado pelas seguintes entidades do setor da Construção: SindusCon-SP, ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Abrasip (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), Secovi-SP (Sind. das Empresas de Compra, Venda, Locação e Adm. de Imóveis/SP), além de universidades internacionais.