Capacitação

SindusCon-SP lança  programa +Produtividade

Diretoria se reuniu com representantes da USP, FAAP e Mackenzie para discutir estratégia conjunta

Por Redação SindusCon-SP 04/12/2015 16:59:43

Em reunião com representantes das faculdades de engenharia da Universidade de São Paulo (USP), FAAP e Mackenzie, nesta quinta-feira (3), o vice-presidente de Relações Institucionais do SindusCon-SP Maurício Bianchi apresentou os princípios do Programa +Produtividade, Gestão, Tecnologia e Inovação. A iniciativa visa aprimorar a formação de novas lideranças para a cadeia produtiva a partir de ações conjuntas com as universidades.

No encontro, o SindusCon-SP propôs a criação de uma área no site do sindicato para publicação de trabalhos acadêmicos relacionados ao setor, além da publicação da sinopse dos melhores trabalhos na revista Notícias da Construção e a apresentação dos destaques para os Comitês de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e do Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP. O programa também prevê a participação de membros do sindicato como palestrantes em eventos das universidades e em palestras técnicas promovidas pela entidade, além da criação de um banco de currículos disponível para as construtoras.

Segundo o SindusCon-SP, a construção civil precisa de um profissional com uma formação multidisciplinar: com conhecimento dos conceitos básicos de economia, de gestão integrada e um bom relacionamento com a cadeira produtiva, entre outras coisas.

Bianchi destacou que o acompanhamento da vida desses alunos por até 15 anos após a conclusão da sua graduação na faculdade nos permitirá uma atualização dos dados desse profissional ao longo da sua carreira. “Isso pode nos ajudar até a rever a grade de formação”, concluiu.

“Temos um conselho jurídico de altíssimo nível, trabalhos consistentes em parceria com a ABNT e eventos consolidados relacionados à Norma de Desempenho, Habitação Popular, Legalização de Empreendimentos e BIM. Queremos mostrar para esses alunos tudo o que eles têm a sua disposição aqui”, afirmou o presidente do sindicato, José Romeu Ferraz Neto.

Romeu Ferraz coordenou a reunião ao lado de Bianchi, e dos vice-presidentes Francisco Vasconcellos, Eduardo Zaidan (Economia), Ronaldo Cury (Habitação Popular) e Haruo Ishikawa (Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social).

Planos e disposição
Para Francisco Ferreira Cardoso, chefe do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o importante é partir para a realização. “Tirar esses planos do papel será o nosso grande desafio”, afirmou.

Antônio Rafael Namur Muscat, diretor da Faculdade de Engenharia e coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FAAP, disse estar inteiramente disposto a contribuir. “A ideia da publicação de trabalhos é excelente, temos trabalhos interessantíssimos de conclusão de curso. Vejo que só temos convergências.”

Também interessados no projeto, pelo Mackenzie compareceram ao encontro o vice-reitor Marcel Mendes, e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Magda Aparecida Salgueiro Duro.

Próximos passos
Além de estabelecer uma agenda de reuniões do Grupo de Trabalho +Produtividade, o encontro foi encerrado com diversos planos para os próximos meses.  “Podemos realizar reuniões semestrais para alinhar essas ações”, sugeriu Romeu Ferraz. A ideia é também promover workshops mensais com alunos de engenharia e manter um contato mais direto para troca de ideias a partir da criação de um grupo de whatsapp.