SindusCon-SP, Eletrobras e ABNT/CB-002 avançam na eficiência energética de edificações 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

SindusCon-SP, Eletrobras e ABNT/CB-002 avançam na eficiência energética de edificações 
Renata, Lilian, Senra e Vasconcellos Neto

Com 600 acessos por internet, o webinar “Eficiência Energética em Edificações – Normas Nacionais e Internacionais” apresentou o plano de trabalho do convênio para a elaboração e a atualização das normas técnicas de eficiência energética de edificações.

Assinado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), e pela Eletrobras, no âmbito do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o convênio resultará em novas normas brasileiras, tradução de normas internacionais e um website sobre o tema, por meio de um Grupo de Estudos permanente a ser instalado no CB-002 – Comitê Brasileiro da Construção da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Abrindo o evento, Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP, assinalou que a entidade “tem a eficiência energética de edificações como um dos seus pilares”, e citou as ações do sindicato em favor da construção sustentável.

Ele destacou a importância do envolvimento do CB-002 da ABNT, “que já está dando total apoio na elaboração destas normas”, a relevância que terá o website na centralização e na troca de informações sobre o tema, e a participação de especialistas “que tragam para as normas brasileiras as principais tendências do que está ocorrendo no mundo, e poder adaptá-las ao Brasil”.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, historiou a participação ativa do SindusCon-SP nas iniciativas do Procel, de estímulo à eficiência energética de edificações, desde o início dos anos 2000. Destacou que o convênio faz parte desse processo de formação de um programa nessa área. “Com certeza teremos sucesso e agilidade na implementação dessas normas, dando mais um passo para que a eficiência energética seja uma realidade nos edifícios públicos e privados do Brasil”, salientou.

Renata Leite Falcão, superintendente de Gestão de SPE e Programas de Governo da Eletrobras, assinalou a importância, para a economia, a sociedade e o meio ambiente, de investimentos na promoção da eficiência energética de edificações “que representam mais de 50% do consumo de energia elétrica faturada”.

Ela disse vislumbrar futuramente “uma guinada mais forte” pela exigência compulsória de patamares mínimos dessa eficiência. E assinalou a importância do convênio, para uma normatização que proporcione segurança técnica, possibilitando a atração de fundos de investimento em economia verde.

Fortalecer vínculo 

Lilian e Estêfania

Estefânia Mello, coordenadora pela Eletrobras do Grupo Técnico para Eficientização de Energia em Edificações, detalhou as etapas do convênio até julho de 2022, que a seu ver será uma “oportunidade de fortalecer vínculo com setor produtivo e proporcionar qualidade às edificações”.

Ela relatou as ações de eficiência energética como as do Selo Procel, que já resultaram em 2019 em uma economia de 15% no consumo. Assinalou que metade do consumo das edificações é para o setor residencial, daí a importância da eficiência energética, pois a tendência é de aumento desse consumo, principalmente de ar condicionado, “que assumiu relevância em tempos de Covid-19, com custo cada vez mais elevado”.

Destacando a participação do SindusCon-SP no Procel, Estefânia informou que neste ano o programa está voltado para uma Análise de Impacto Regulatório com vistas à compulsoriedade e para a implementação de um novo método de etiquetagem de edificações, mais fácil para o usuário, e começando pelos edifícios comerciais. Informações podem ser obtidas no site http://www.procelinfo.com.br .

Fazer corretamente 

Senra participa de debate final com os demais palestrantes

Mediando o evento, Lilian Sarrouf, gestora do CB-002, explicou que o convênio possibilitará ao comitê receber textos- bases bem elaborados por especialistas, agilizando a publicação das novas normas sobre o tema, que também sejam compatíveis com as já existentes.

“Temos boas práticas na eficiência energética. O setor da construção precisa da normatização, de orientações tecnicamente seguras, para que todos avancem no mesmo patamar nos diversos quesitos da construção sustentável e façam corretamente. Participando ativamente do CB-002, o SindusCon-SP se preocupa em  criar metodologias e normas para que as construtoras possam aplicar as boas práticas em sustentabilidade e obter o desejado”, disse.

Segundo Lilian, “o consumidor já tem valorizado empreendimentos que tenham a bandeira de sustentabilidade, mas ela precisa ser honesta, verdadeira e transparente. E nosso trabalho também dará referências aos órgãos públicos sobre parâmetros para os requisitos de sustentabilidade que possam ser inseridos nas licitações.”

A seguir, o professor Roberto Lamberts, do Laboratório da Eficiência Energética de Edificações da UFSC relatou os trabalhos a serem desenvolvidos, de revisão de normas brasileiras e tradução de normas ISO internacionais, implementação do website e reabertura do Comitê de Estudos de Eficiência Energética e Desempenho Térmico na ABNT. “Deveremos produzir uma estrutura normativa alinhada às normas internacionais, para a disseminação da eficiência energética em edificações.”

Marcel da Costa Siqueira, gerente do Procel, enfatizou a importância das normas para a superação de barreiras técnicas, possibilitando estender certificação a outros projetos como os de retrofit e de preservação de edifícios do patrimônio histórico.

“Devermos ter melhores processos de certificação, compulsórios ou voluntários e alinhados aos mercados internacionais. Isso ajudará no alcance de condições de igualdade que atraiam empresas estrangeiras a trazerem os melhores equipamentos para o país. Não dá para avançar em economia verde sem normas atuais”, afirmou.

Assista à íntegra do evento no canal do SindusCon-SP no Youtube.

Conheça os trabalhos desenvolvidos pelo Comasp com o objetivo de promover a eficiência energética no setor: 

CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil.

Esquadria com foco em eficiência energética – Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações.

Guia orientativo para projetos de edificações eficientes.

Vídeo “Como a esquadria pode contribuir para uma melhor eficiência energética da edificação?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo