SindusCon-SP e Saint-Gobain realizam encontro com executivos

SindusCon-SP e Saint-Gobain realizam encontro com executivos
Renato Holzheim, Odair Senra e Reinaldo Valu
Renato Holzheim, Odair Senra e Reinaldo Valu em almoço na sede do SindusCon-SP

O SindusCon-SP e a Saint-Gobain realizaram no dia 2 de setembro um almoço de negócios com um grupo composto de presidentes e executivos de grandes e médias construtoras. O propósito do encontro foi discutir como tornar estratégica a relação das construtoras com os fornecedores, para colaborar com a produtividade e a inovação do setor da construção civil.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, ressaltou a importância do debate entre os mais de 25 participantes como forma de abrir caminhos para que essa relação eleve seu patamar, otimizando a geração de valor em toda a cadeia produtiva.

O diretor geral de produtos para a construção da Saint-Gobain, Renato Holzheim, destacou em sua apresentação a atenção que o grupo Saint-Gobain dá aos Produtos Para Construção (PPC). “Por meio de nossa veia inovadora temos produtos que atuam como facilitadores em diversos pontos de uma obra como colocação cerâmica, impermeabilização, telhas e placas cimentícias, soluções para piso, adesivos selantes e drywall”, destacou o executivo. Holzheim estava acompanhado do diretor geral da divisão de vidro plano da América do Sul da Saint-Gobain, Reinaldo Valu.

Entre os desafios da construção civil brasileira, o diretor Comercial da empresa Carlos Henrique Mattar, destacou os projetos detalhados, desempenho para o construtor, desempenho para o usuário, racionalidade, qualidade, rigor técnico, uso de BIM e sustentabilidade. “A união da inovação, com a industrialização e o planejamento levam à produtividade, que é o que todos nós buscamos”, afirmou.

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, apontou os recentes dados do PIB (Produto Interno Bruto) da construção que cresceu 1,9% no segundo trimestre de 2019, na comparação com o primeiro, e 2% em relação ao segundo trimestre de 2018, sendo esta a primeira elevação após 20 quedas consecutivas da atividade nesta base de comparação. “O resultado ainda está longe de representar uma recuperação das construtoras. A pequena elevação ocorreu devido ao aumento dos financiamentos imobiliários e do crescimento das vendas dos materiais de construção às famílias, mas a atividade das construtoras como um todo segue em patamares muito reduzidos”, observou Zaidan.

Para o crescimento do setor, Zaidan ressaltou que será necessária uma conjuntura positiva perene de fatores econômicos e sociais como o andamento das reformas, agilização dos licenciamentos, desenvolvimento na infraestrutura, tanto pelo Governo como em PPP, preservação dos recursos do FGTS para o financiamento da habitação popular, entre outros.

O vice-presidente do SindusCon-SP relembrou quando em junho foi registrada uma ligeira “despiora” no desempenho da indústria da construção. Na época, a sondagem da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrava que a percepção das empresas sobre seu nível de atividade aumentou 1,3 ponto no mês e ficou em 48,2 pontos, o maior resultado desde novembro de 2013, mas ainda abaixo de 50 pontos, denotando desempenho negativo.