Conheça as ações do ano da área de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

A área de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP realizou uma série de ações ao longo de 2019. Ao todo, 83.223 trabalhadores da construção participaram das ações: MegaSipat, ConstruSer, Programa de Segurança do SindusCon-SP (PSS) e Programa de Elevação de Escolaridade.

A previsão para 2020 é realizar o ConstruSer no mês de abril e a MegaSipat no período de agosto à novembro, como esse ano. As informações sobre os programas estão disponíveis com Mayara Barbosa no email [email protected] ou no telefone (11) 3334-5630.

MegaSipat

logo_20_megasipat_2019__megasipaticoA 20ª edição da MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho foi realizada em 2019. O tema central da MegaSipat foi “Saúde e Segurança do Trabalho”, e o tema deste ano foi “Seja esperto. Prevenção é o certo”. Ao total, 1.614 trabalhadores da construção e voluntários participaram do evento que contou com a participação de 146 empresas.

Organizado pelo SindusCon-SP, em parceria com Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o maior evento de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) da construção paulista seguiu no ano por 12 municípios do Estado de São Paulo: São Paulo (06/09), Ribeirão Preto (12/9), Presidente Prudente (18/9), Bauru (20/9), São José do Rio Preto (27/9), Mogi das Cruzes (4/10), Sorocaba (11/10), Franca (18/10), Santo André (24/10), Santos (31/10), Campinas (8/11) e São José dos Campos (29/11).

Os participantes passaram pelo Show da Sipat, uma dinâmica do Senai-SP com o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos sobre segurança do trabalho nos canteiros de obras.

A equipe do Seconci-SP foi responsável por exames clínicos preventivos – acuidade visual, glicemia e pressão arterial – e pelo Quiz Saúde, uma dinâmica que orientará sobre temas como higiene pessoal e geral; dengue; saúde do homem e da mulher; drogas lícitas e ilícitas; doenças sexualmente transmissíveis; saúde mental; inclusão da pessoa com deficiência e a importância da vacinação de crianças e adultos.

O Sesi-SP abordou o tema “Montando a Marmita Saudável”, dando orientações sobre as escolhas mais salutares na refeição principal do dia e ensinando a proporção adequada de cada grupo alimentar na marmita. A entidade também promoveu uma atividade lúdica de estímulo à inclusão social das pessoas com deficiência e montou uma oficina de artesanato para a confecção de porta-talheres.

ConstruSer 2019

ConstruSerNo dia 27 de abril, mais de 19 mil pessoas em dez cidades do Estado de São Paulo se reuniram na 12ª edição do ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família, maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista. O evento proporcionou um dia de lazer, serviços, atividades educacionais e de geração de renda aos trabalhadores da construção e a seus familiares e amigos no estado de São Paulo. O tema da edição de 2019 foi “Família, trabalho e lazer – Construindo um Futuro Melhor”.

O encontro contou com múltiplas atividades focadas na família e no desenvolvimento da cidadania. Esta edição foi realizada simultaneamente em Osasco, para os trabalhadores da capital, e em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André (para o ABCD), Cubatão (para a Baixada Santista), São José do Rio Preto, São José dos Campos (para o Vale do Paraíba e o Alto Tietê) e Votorantim (para Sorocaba).

A 12 edições do ConstruSer somaram 352.396 participantes. Ao todo, mais de 890 atividades foram realizadas e mais de 3.628.779 atendimentos feitos.

O ConstruSer foi realizado pelas seguintes entidades setoriais: SindusCon-SP; Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Sesi-SP – Serviço Social da Indústria; Senai-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; e Seconci-SP – Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Município de São Paulo – Sintracon-SP apoiou a realização do evento. A União dos associados também contribuiu significativamente para a execução deste evento, que contou com as seguintes empresas patrocinadoras estaduais: MPD Engenharia, Trisul, MRV, Tecnisa, Pacaembu e EZTEC; e, os regionais: Atlas Schindler, R. Yazbek, Grupo Agys- Construtora Ferreira Guedes e Hoga Empreendimentos.

Programa de Segurança do SindusCon-SP (PSS)

logotipo PSS_HORIZONTALO SindusCon-SP desenvolve uma multiplicidade de ações relacionadas à Segurança do Trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos canteiros de obra, buscando a integração, conscientização e homogeneização de informações para o setor da construção civil.

O Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) atende suas empresas associadas que possuem canteiros de obra no Estado de São Paulo, disponibilizando para esse trabalho 11 Técnicos de Segurança, sendo 2 na Sede e 9 distribuídos nas Regionais da entidade. Em 2019, 131 empresas participaram do PSS. No ano, foram visitados 1700 canteiros de obra. No período, 62.609 trabalhadores foram atingidos em palestras e na divulgação dos eventos.

Desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da  NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP, orientação sobre a NR 35 e contribuir com as empresas, visando à melhoria, proteção e saúde do trabalhador, bem como com as condições do meio ambiente de trabalho, nos canteiros de obra são os principais objetivos da parceria SindusCon-SP e Senai-SP. Soma-se à isso também apontar a importância da segurança e saúde do trabalho para o aumento da qualidade e produtividade, tendo como suporte legal as atividades previstas nas normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho vigentes no Brasil.

Programa de Elevação de Escolaridade

Programa de Elevação de EscolaridadeO SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP, realiza o Programa de Elevação de Escolaridade, com o objetivo de capacitar educacionalmente os trabalhadores em canteiros de obra indicados pelas empresas associadas ao sindicato, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

O programa é realizado desde 2010 em todo o Estado de São Paulo para atendimento às empresas associadas ao SindusCon-SP e/ou contribuintes das entidades parceiras, como o Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP).

Vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Maristela Alves Lima Honda

“Nosso objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos profissionais, referente aos primeiros anos do ensino fundamental, com o intuito de possibilitar aos trabalhadores que, em uma segunda etapa, frequentem cursos profissionalizantes, como mestre de obras por exemplo”, afirma a vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP e vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Honda.

Ao longo dos seus nove anos de existência, 2.141 trabalhadores da construção civil (sendo 218 em 2019) participaram do programa em 256 turmas realizadas (sendo 27 em 2019) em 27 empresas associadas ao sindicato nas seguintes regiões: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itu, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Olímpia, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo – Capital, Sorocaba, Suzano e Taubaté.

Como pré-requisito é necessário que os trabalhadores tenham mais de 18 anos e que não tenham concluído até o 5º ano do ensino fundamental ou não alfabetizados.