SindusCon-SP divulga ações sociais de solidariedade que seus associados adotaram

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Uma série de empresas associadas e outras empresas da cadeia produtiva da construção civil estão adotando ações de responsabilidade social com o intuito de ajudar a sua rede de relacionamentos e a comunidade em que atuam direta ou indiretamente.

O objetivo é contribuir para o bem-estar dos beneficiados e para mitigar os prejuízos da Covid-19 à saúde da sociedade. Abaixo segue uma lista de ações que recebemos de empresas associadas e parceiras:

• No intuito de incentivar e manter as operações do Lar Vinicius, a R.Yazbek fez doações de materiais de Limpeza, Álcool Gel e Mascaras. O local é um abrigo de crianças abandonadas e/ou vitimadas que promovem suas ações através de trabalhos voluntários e doações. Já no programa Cidade Solidária, a empresa auxiliou na compra de cestas básicas. O projeto une a administração municipal e entidades organizadas da sociedade civil para uma mobilização do voluntariado, com o objetivo de criar uma rede de solidariedade para ajudar as famílias em situação de extrema vulnerabilidade enquadradas no grupo prioritário do Estratégia de Saúde da Família (ESF).
  • A Parsec Engenharia, especializada em construção e montagem industrial, de Campinas (SP), aderiu oficialmente ao manifesto “Não Demita”, movimento organizado por grupo de empresas brasileiras, pelo qual se compromete em não desligar nenhum funcionário pelos próximos dois meses. “A decisão de não demitir já fazia parte de nossa política para enfrentamento da pandemia de Coronavírus. Queremos influenciar nossos clientes e fornecedores, além de empresas da região metropolitana de Campinas, que tenham o mesmo porte que o nosso, para também contribuírem na mitigação dos impactos da crise e minimizar o risco de colapso econômico e social”, explica André Bugarim, sócio-diretor da Parsec.
  • A Petha Integradora de Soluções distribuiu gratuitamente mil unidades de álcool gel e mil máscaras plásticas para uso de funcionários, terceirizados e familiares. Atualmente a empresa, que tem sede em São Paulo mas atua no Brasil todo, conta com 68 funcionários diretos e 280 funcionários terceirizados.
  • O Instituto Vedacit apoia iniciativas que estão contribuindo com a sociedade neste período de crise. Divididas em três frentes: saúde das residências e das pessoas, ajuda humanitária e garantia da geração de renda e do impacto socioambiental, todas as ações são de parceiros que já atuam em conjunto e compartilham o mesmo propósito. Em saúde das residências e das pessoas, o Instituto desenvolve uma ação interna para reformar a casa de alguns colaboradores. Em ajuda humanitária, o apoio é para doação de cestas básicas, kits de higiene e água potável feitas por entidades parceiras. Também destinou recursos para a AMIS (Associação Morumbi de Integração Social), em São Paulo, e para o CECOP (Centro Comunitário da Igreja Batista Central de Paripe), em Salvador (BA).
  • Intitulada “A Saúde de Todos é nossa prioridade”, a cartilha elaborada pela Pafil Empreendimentos para seus funcionários traz informações e imagens com os protocolos de segurança e higiene em seus empreendimentos. Todas as orientações seguem as recomendações do SindusCon-SP. As normativas reiteram o cuidado da empresa com seu time, o compromisso com os clientes e a responsabilidade social com a sociedade.

O SindusCon-SP divulgará periodicamente  as ações sociais de solidariedade que suas empresas associadas e parceiras adotarem, em favor tanto dos trabalhadores e de suas famílias, como em benefício de comunidades, organizações da sociedade, entidades filantrópicas etc.

Desta forma, a cadeia produtiva da construção civil poderá conhecer ações exemplares das associadas do SindusCon-SP, para além daquelas já adotadas desde o início da pandemia nos canteiros de obras.

As empresas associadas que desejarem divulgar suas ações devem fazê-lo descrevendo-as e enviando para a nossa assessora de imprensa Daniela Barbará no e-mail [email protected].

Caso você tenha interesse em conhecer as ações periódicas do SindusCon-SP na área de responsabilidade social, por favor, entre em contato com Mayara Barbosa: [email protected] .