SindusCon-SP disponibiliza conteúdo do Congresso Jurídico da Construção

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP disponibiliza conteúdo do Congresso Jurídico da Construção

Com um público virtual de mais de 1,3 mil participantes, o SindusCon-SP, por meio de seu Conselho Jurídico (Conjur), realizou gratuitamente a 8ª edição do Congresso Jurídico da Construção, no período de 5 a 9 de outubro, por meio de webinars.

Idealizado pelo Conjur e realizado desde 2013, o Congresso mantém seu compromisso de debater e propor caminhos para enfrentar os principais processos vividos no dia a dia dos empreendimentos. O evento já está na agenda 2021 do Conjur.

Caso você tenha perdido algum debate, disponibilizamos abaixo as informações para que possa se atualizar gratuitamente.

A abertura do evento foi realizada por Odair Garcia Senra – presidente do SindusCon-SP e Marcos Minichillo de Araújo –coordenador do Conselho Jurídico do SindusCon-SP. Na sequência foi realizado o debate Reforma Tributária e os efeitos para o setor da construção civil, que contou com as seguintes participações dos advogados e membros do Conjur: Alexandre Tadeu Navarro Pereira Gonçalves, Rodrigo de Sá Giarola  e Rodrigo Antonio Dias. O convidado especial do dia foi Fernando Mombelli, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. Assista aqui

No dia 6 de outubro, o tema foi Reequilíbrio dos contratos pós-Covid, com Paula Andréa Forgioni – professora titular e chefe do departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP e Fernando Marcondes – advogado e Membro do Conselho Jurídico. A moderação foi realizada por Thomaz Whately – advogado e membro do Conjur. Confira aqui

Teletrabalho durante e pós-Covid foi o tema do debate no terceiro dia do encontro, que teve a participação do Dr. Luís Otávio Camargo Pinto – presidente da Sobratt- Sociedade Brasileira do Teletrabalho e Teleatividades e do advogado Ricardo Peake Braga. Saiba aqui

Dr. Melhim Namen Chalhub – advogado de Direito Imobiliário, José Carlos Puoli – advogado e membro do ConJur e Olivar Lorena Vitale Junior – advogado e membro do Conjur, trataram do tema Alienação Fiduciária x artigo 53 do CDC no dia 8 de outubro. Acompanhe aqui

O último dia do encontro foi dividido em dois painéis. O primeiro sobre Mediação na Resolução de Conflitos decorrentes da Pandemia contou com a participação do juíz. Dr. Ricardo Pereira Junior -Tribunal de Justiça de São Paulo, com a moderação de Daniel Cardoso Gomes – advogado e Membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP e os debatedores Sabrina de Mello Hornos, membro do Comitê de Gestão do Centro de Mediação do SindusCon-SP – CMS-SP, e Rodrigo Saddy Chade, diretor do CMS-SP.

Já para falar sobre Mediação com a Administração Pública o evento contou com o convidado o Procurador Maurício Morais Tonin – da procuradoria Geral do Município de São Paulo, a moderação de Marcos Minichillo – coordenador do Conjur e os seguintes debatedores do CMS-SP: Beatriz Vidigal Xavier da Silveira Rosa e Frederico José Straube. Saiba mais aqui

O evento contou com os seguintes apoios: Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC), Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil no Estado de São Paulo (ApMEC),  Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC), Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC) e  também Sindicato da Habitação (Secovi-SP).