SindusCon-SP: custo da construção paulista aumenta 0,09% em março de 2020

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP: custo da construção paulista aumenta 0,09% em março de 2020

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo apresentou ligeiro aumento de 0,09% em março de 2020, na comparação com o mês anterior. Na variação em 12 meses, o aumento acumulado foi de 3,79% e no ano, de 0,40%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em março, os custos médios das construtoras com mão de obra e administrativo (salários dos engenheiros) registraram variação nula. A variação dos custos com material foi 0,24% no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: 4,40%, 2,88% e 2,85%.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.438,67 por metro quadrado em março de 2020.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a queda do CUB registrou ligeira variação de 0,09% em março, comparado ao mês de fevereiro. No ano, a variação foi de 0,43% e, em 12 meses, somou 3,74%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.334,78 por metro quadrado em março de 2020.

Em março, os custos médios das construtoras com mão de obra e administrativo (salários dos engenheiros) registraram variação nula. A variação dos custos com material foi de 0,24% no período. As variações em 12 meses foram respectivamente: 4,39%, 2,88% e 2,85%.

Custos dos insumos

Em março, todos os custos de materiais de construção pesquisados registraram elevação abaixo do IGP-M (1,24%). As variações mais significativas no período foram: bloco de concreto 19x19x39 cm (+0,89%), emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização (+0,72%), areia média lavada (+0,66%), tinta látex branca PVA (+0,51%) e cimento CPE-32 saco 50 kg (+0,48%).

Em 12 meses, entre os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+6,81%) no período, figuram: Concreto FCK = 25 MPa (+12,62%), Areia média lavada (+10,56%), Porta lisa para pintura 3,5x70x210cm (+10,27%), Brita 2 (+8,02%).