SindusCon-SP assina convênio em continuidade à implantação do Sigor

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

SindusCon-SP assina convênio em continuidade à implantação do Sigor
A presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra
A presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra

O presidente do SindusCon-SP, Odair Senra assinou juntamente com a presidente da Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido no dia 8 de outubro o Termo de Convênio que dará continuidade à implantação do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil (Sigor).

De acordo com Odair Senra, o SindusCon-SP tem sido parceiro do governo estadual. “Contribuímos para a criação do Sigor. O Módulo Construção Civil foi o pioneiro deste sistema, como resultado do convênio firmado entre o sindicato e o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Cetesb. Ao renovar o convênio, nos comprometemos a continuar apoiando a implantação do Sigor”.

Em seu discurso, Senra ressaltou que “a participação do SindusCon-SP na coordenação da Câmara Ambiental da Indústria da Construção da Cetesb trouxe entre outros resultados a publicação do primeiro manual com orientações para a reabilitação de áreas contaminadas. A publicação possibilita a aquisição e transformação dessas áreas em empreendimentos imobiliários, recuperando o que era antes um passivo ambiental preocupante”.

Patrícia Iglecias destacou que a Cetesb se mantém atenta à temática da área de habitação, em especial à Construção Civil e seus resíduos. “Com a renovação do convênio podemos dar continuidade ao nosso trabalho em diversos municípios de nosso estado”, afirmou. Ela destacou que o Estado de São Paulo tem feito um grande trabalho diferenciado no que diz respeito à logística reversa e gestão de resíduos sólidos. “Já temos 97,6% de destinação adequada de resíduos em geral e não temos lixões em nosso Estado. Isso é bom, mas não é suficiente. Temos que buscar sempre por mais”, concluiu.

Para Marcos Penido, o setor tem uma batalha muito grande pela qualidade do meio ambiente. “A construção civil tem um papel fundamental porque leva o desenvolvimento que traz a geração de emprego e renda. Porém, no tema resíduos é ainda uma grande geradora e precisamos de muitos passos para que possamos alcançar os objetivos que traçamos com relação à qualidade. Também sabemos que o resíduo, se bem cuidado, pode gerar recursos e novas oportunidades”, afirmou.

Fabio Villas Bôas, Vanessa Dias, Lilian Sarrouf e Odair Senra
Equipe do SindusCon-SP: Fabio Villas Bôas, Vanessa Dias, Lilian Sarrouf e Odair Senra

Participaram do encontro Fabio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP e presidente da Câmara Ambiental da Construção Civil – Cetesb, Lilian Sarrouf e Vanessa Dias pelo Comasp. Também prestigiaram a reunião os representantes das empresas Trisul, Tenda, Engelux e Eztec.

Câmara Ambiental do Setor de Resíduos Sólidos

O evento realizado na sede da Cetesb também contou com a primeira reunião plenária da Câmara Ambiental do Setor de Resíduos Sólidos. O encontro foi liderado por Lia Demange, gerente da divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos da Cetesb, Patrícia Iglecias e Diógenes Del Bel, diretor da Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). No encontro ficou definido que os assuntos relacionados a resíduos da construção civil serão tratados no âmbito da Câmara Ambiental da Construção Civil em sintonia com a Câmara Ambiental de Resíduos.

Sigor

O Sigor – Módulo Construção Civil visa o atendimento à legislação, centralizar as informações e seu acesso, facilitar a fiscalização, monitoramento dos resíduos, dar suporte às ações de logística reversa, agilizar a emissão de relatórios com dados e indicadores para dar suporte a políticas públicas e investimentos e o controle de documentação em todas as etapas de gestão dos resíduos, desde o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGR (a ser elaborado pelos geradores) até o Controle de Transporte de Resíduos – CTR (utilizado pelo Gerador, Transportador e Destino Final), os quais serão emitidos em tempo real.

Mais informações sobre o Sigor – Módulo Construção Civil estão disponíveis na página do sistema aqui.

Fotos: José Jorge e Daniela Barbará