SindusCon-SP alerta sobre alta dos preços de insumos e é destaque na imprensa

Rafael Marko

Por Rafael Marko

SindusCon-SP alerta sobre alta dos preços de insumos e é destaque na imprensa

Vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan comentou o tema na TV Cultura

O vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, participou da reportagem “Alta do Preço do Cimento Prejudica Construção Civil” no Jornal da Cultura, da TV Cultura, no dia 20 de junho, abordando a questão da alta dos preços dos insumos na construção civil, com destaque para o cimento e o aço.

De acordo com Zaidan, “se subir muito acima da capacidade aquisitiva da população essa conta do incorporador vai ficar mais difícil de fechar. O resultado disso, lá na frente, é que uma vez terminadas as obras que existem por aí não se fazem novas obras. E a melhor coisa para baixar o preço de qualquer coisa é a competição. Isso é uma lei universal”.

A íntegra da reportagem está disponível aqui.

O tema veio à tona devido a uma documentação sobre a incessante escalada dos preços do cimento que foi levada pelo SindusCon-SP a Alexandre Messa Peixoto da Silva, secretário-adjunto de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia.  A questão foi objeto de uma reunião virtual com o secretário-adjunto em 15 de junho.

O SindusCon-SP mostrou como os preços do cimento vêm se elevando em patamares bastante superiores à variação do INCC, o que afeta os preços de concreto, argamassas e blocos de concreto. 

Na ocasião, Messa foi alertado de que os avisos sobre as novas tabelas de preços das poucas cimenteiras que operam no mercado não cessam de chegar às construtoras. 

No ano passado, a entidade já havia levado esta questão ao governo, solicitando providências. Em maio último, a Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia reduziu, até 31 de dezembro de 2023, de 4% para 3,2%, a alíquotas do Imposto de Importação do cimento.

A notícia sobre a iniciativa do SindusCon-SP junto ao governo foi divulgada pela coluna Painel S.A. da Folha de S. Paulo, em 19 de junho na edição digital, e em 20 de junho na impressa.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo