SindusCon-SP acompanha elaboração de decreto sobre ruído urbano em São Paulo 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

SindusCon-SP acompanha elaboração de decreto sobre ruído urbano em São Paulo 

Em reuniões técnicas na Prefeitura de São Paulo, o SindusCon-SP tem apresentado propostas de aperfeiçoamento a um decreto em elaboração, que visa à redução de ruídos urbanos na capital paulista. A entidade tem atuado para que as obras não sejam prejudicadas com a eventual instituição de novos horários de funcionamento durante a semana e aos sábados, e de novos horários para carga e descarga de materiais.

Este foi um dos relatos feitos por Fabio Villas Bôas, coordenador do Comitê e de Tecnologia Qualidade do SindusCon-SP, em reunião do CTQ  que contou com a participação do presidente da entidade, Odair Senra, em 9 de setembro.

Villas Bôas também relatou a participação do SindusCon-SP em uma articulação nacional da construção, que visa aperfeiçoar a legislação sobre garantias no pós-obra. O intuito é tornar ainda mais claras as responsabilidades de construtoras, incorporadores e adquirentes após a entrega dos empreendimentos, e combater a chamada indústria de vícios construtivos.

O comitê ainda trocou informações sobre a infraestrutura para abastecimento de energia veicular em empreendimentos imobiliários. Recente lei municipal da capital paulista obriga os projetos a preverem essa infraestrutura.

Universidade SindusCon-SP 

Na reunião, Roberto Pastor Júnior, membro do CTQ, apresentou os primeiros cursos práticos a serem ministrados no próximo trimestre pela Universidade SindusCon-SP, criada para complementar a grade curricular dos profissionais das empresas, elevando a produtividade. Cada curso terá um coordenador que zelará para que o conteúdo a ser apresentado espelhe as necessidades práticas das obras.

Jorge Batlouni, vice-presidente do SindusCon-SP, informou que seguem os preparativos para a Semana da Construção, que acontecerá virtualmente de 25 a 28 de outubro, das 16h às 18h, na seguinte sequência:

  • 25/10 – Seminário iCON Hub de Inovação: “As Tendências de Inovação na Construção Civil”
  • 26/10 – Seminário Tecnologia de Estruturas: “Como Aumentar a Produtividade e Garantir a Qualidade nas Estruturas”
  • 27/10 – Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais: “Desafios dos Sistemas Prediais Nos Projetos Multiuso”
  • 28/10 – Seminário Internacional BIM

Lilian Sarrouf, gestora do Comitê Brasileiro da Construção (CB-002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresentou o andamento das normas em elaboração e revisão.

Vanessa Dias, assessora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, informou a realização dos próximos webinars: Eficiência Energética, em 22 de outubro, e Crise Energética e o Setor de Edificações, em novembro.

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, apresentou o formato da Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), a realizar-se de 15 de setembro a 15 de outubro, em formato híbrido, virtual e presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content