Tecnologia e Qualidade

Sinat aprova novas Fichas de Avaliação de Desempenho

Os documentos dos sistemas construtivos convencionais já estão disponíveis

Por Redação SindusCon-SP 08/02/2019 15:24:08

Foram aprovadas pelo Sistema Nacional de Avaliação Técnica (Sinat) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) as novas Fichas de Avaliação de Desempenho (FAD). Elas já estão disponíveis no Catálogo de Desempenho de Sistemas Convencionais, integrante dos documentos de Desempenho Técnico para Habitação de Interesse Social (HIS). Na mesma página poderão ser consultadas todas as FADs em vigor.

O desenvolvimento das novas FADs é fruto da mobilização de um grupo de trabalho do governo federal, iniciado no primeiro semestre de 2018, com a participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo Roberto Matozinhos, representante da CBIC na Comissão Nacional do Sinat, o objetivo das FADs é facilitar a decisão do construtor quando ele for escolher um sistema construtivo.

A FAD é um documento técnico que apresenta os resultados da avaliação técnica e as condições de execução, uso e manutenção de um sistema convencional. Ela serve para dizer que determinado sistema construtivo é consagrado, tem seus desempenhos testados e segue as especificações da Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575), podendo ser empregado em projetos e obras habitacionais.

Com informações da CBIC









Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Rua Dona Veridiana, 55

Santa Cecília,

São Paulo,

01238-010

(11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br