Tecnologia de Sistemas Prediais

Seminário mostrará novidades em sistemas prediais

A 14ª edição do evento acontecerá em 16 de agosto no SindusCon-SP

Por Rafael Marko 19/07/2018 16:17:03

Já estão abertas as inscrições para o 14º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais: Qualidade e Inovação, que o SindusCon-SP, por intermédio do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e do Comitê de Meio Ambiente (Comasp), realizará no dia 16 de agosto de 2018, das 10h às 17h, em sua sede (r. Rua Dona Veridiana, 55, São Paulo).

O evento trará uma série de temas atuais atendendo às necessidades de empresas incorporadoras e construtoras, tais como:

• reuso e reaproveitamento de água em edificações residenciais e comerciais;
  • alterações da legislação municipal e estadual que afetam os projetos de sistemas prediais;
  • sistemas hidráulicos e elétricos pré-montados;
  • ensaios e testes necessários para a verificação da conformidade de sistemas prediais antes da entrega do empreendimento.

O seminário destina-se a diretores, gerentes e profissionais de engenharia e arquitetura de empresas incorporadoras, construtoras, de projeto de sistemas prediais hidráulicos e elétricos e fabricação de materiais, de componentes e sistemas construtivos, professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

As inscrições podem ser feitas para participação presencial ou on line.

O 14º Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais: Qualidade e Inovação conta com a parceria do Seconci-SP, patrocínio ouro da Atlas, Comgás, Caixa Econômica Federal, Deca, LG e Votorantim Cimentos, e patrocínio prata da Incepa.

Confira a programação:

9h30Credenciamento

10hAbertura
Jorge Batlouni Neto / Paulo Sanchez – vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
Renato Genioli Jr. – coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP

10h15Influência da indústria 4.0 na construção civil
Gabriel Boranga Iera – engenheiro mecânico e tecnólogo em Automação Industrial. Consultor em Internet Industrial das Coisas (IIoT) e Indústria 4.0 na área de Arquitetura e Soluções Global de Tecnologia na Votorantim Cimentos.

10h45Internet das coisas e inteligência artificial nos sistemas de transporte vertical de edifícios
Fábio Rodriguez Dans – graduado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, supervisor do Núcleo Schindler Ahead.

11h15Mitos e verdades sobre o aproveitamento de águas pluviais e reuso de água em edificações residenciais e comerciais
Plinio Tomaz – diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto  (SAAE) da prefeitura de Guarulhos.

11h45 – Conservação de água em edifícios – tecnologias e estudos de caso
Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior – engenheiro civil, mestre em Engenharia, coordenador de Engenharia de Aplicação na Duratex S.A. – divisão Deca.

12h15Debates
Coordenação: Renato Genioli  Jr. – coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Construtora R. Yazbek

12h40Intervalo para almoço

14h15Impactos de alterações recentes na legislação municipal e estadual para os sistemas prediais
Paulo Luciano Rewald – engenheiro civil e eletricista, diretor de Normalização do Secovi-SP, e diretor da Rewald Engenharia.

14h45 –  Boas práticas na infraestrutura de sistemas de ar condicionado
Celso Doná – engenheiro mecânico, gerente de Engenharia de Aplicação da LG Electronics.

15h15Aumentando a produtividade nas instalações de gás natural: Unidade de Medição Integrada
Daniel Stella Malvezzi Barreto – engenheiro mecânico, engenheiro sênior da Comgás.
Carolyne Scaldelai Balbino Freire – engenheira civil, gerente comercial na área de Novas Construções da Comgás.

15h45 Debates
Coordenação: Renato Soffiati Mesquita de Oliveira – membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos.

16hIntervalo

16h20O uso de kits elétricos e hidráulicos e  seus benefícios na produtividade e desempenho dos sistemas
Erick Viegas – engenheiro civil, diretor comercial da Sanhidrel/Engekit

16h50  – Verificação, acompanhamento, ensaios e testes necessários para assegurar a conformidade dos sistemas prediais
Claudio dos Reis Corrêa – engenheiro elétrico, diretor de consultoria da Ditec Engenharia e Consultoria.

17h30Debates

Coordenação: Renato Genioli Jr. – coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e diretor da Construtora R. Yazbek.

17h40Encerramento