Seminário discutirá Soluções Baseadas na Natureza
Por Rafael Marko
Evento trará exemplos práticos de aplicações
As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no Desenvolvimento Urbano, destinadas à mitigação das mudanças climáticas nas cidades, serão o tema de seminário que se realizará em 24 de setembro, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções Milenium (r. Dr. Bacelar 1043, São Paulo).
O evento tem como objetivo contribuir para a evolução das práticas de projeto, loteamento e incorporação, promovendo soluções que melhorem o desempenho ambiental das cidades, ampliem a resiliência frente às mudanças climáticas e fortaleçam a integração entre planejamento urbano, regulação e desenvolvimento imobiliário.
O evento irá discutir o papel das SBN como estratégia técnica para o desenvolvimento urbano sustentável, apresentando diretrizes, experiências e instrumentos que permitam sua incorporação desde a concepção dos projetos até o processo de aprovação e licenciamento de loteamentos e empreendimentos imobiliários.
Realizam o seminário SindusCon-SP, Aelo (Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo), Câmara Ambiental da Indústria da Construção da Cetesb e Secovi-SP (Sindicato da Habitação). O evento destina-se a loteadores, incorporadores, construtores, projetistas, profissionais do mercado imobiliário e demais interessados.
Participação da abertura: Eduardo May Zaidan, presidente executivo do SindusCon-SP; Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, presidente da Câmara Ambiental da Indústria da Construção da Cetesb e vice-presidente do SindusCon-SP; Thomaz Miazaki de Toledo, presidente da Cetesb; José Renato Nalini, secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo; Lacir Ferreira Baldusco, presidente do Graprohab; Jorge Cury, presidente do Secovi-SP; Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP; Caio Portugal, presidente da Aelo-SP; e Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP.
Projeto e aprovação
As Novas Referências Técnicas para Projeto e Aprovação serão apresentadas por Celia Poeta, assessora de Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb; Adriana Goulart, gerente de Divisão de Apoio Técnico e Gestão de Recursos Naturais, da Cetesb; Jadna Beltrame Lemos, gerente da Agência Ambiental de Desenvolvimento Urbano e Parcelamento do Soloda Cetesb; Ruth Portugal, coordenadora do Grupo de Trabalho SBN-Cetesb; Lilian Sarrouf, superintendente do ABNT CB-002 Construção Civil e Coordenadora Técnica do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP; e Raquel Azevedo da Cruz, professora da PUC-Rio e especialista em SBN.
A seguir, a SBN como Estratégia de Projeto no Desenvolvimento Urbano será debatida por Raquel Azevedo da Cruz, também fundadora da Ecótono Paisagem; Guto Índio da Costa, sócio-diretor da Índio da Costa Placemaking; Pierre André Martin, codiretor da Ecomimeses Soluções Ecológicas Urbano-Paisagísticas; e Marcelo Manara, secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos.
Viabilidade econômica
No período vespertino, o painel Financiamento e Viabilidade Econômica das SBN reunirá Omar Rodrigues, gerente de Engajamento e RI da Fundação Grupo Boticário; e Mara Alvim Motta, gerente Nacional SE – Finanças Sustentáveis
Na sequência, farão apresentações no painel SBN na Prática: Experiências e Aplicações: Maite Pinheiro, coordenadora do Setor de Infraestrutura Verde da Geasa Engenharia; Tarcisio Miranda, engenheiro de Projetos da ADS Tigre; Beatriz Codas, sócia-diretora da Geasa Engenharia; Gabriel Dias Mangolini Neves, assessor Técnico da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas; Duarte Vaz, diretor da Embyá; Adriana Levisky, sócia da Levisky Arquitetos e conselheira da AsBEA-SP; Juliana Alvarenga Alencar, engenheira ambiental e bióloga; Marcelo Novaes, arquiteto paisagista com mais de 40 anos de experiência; e Paulo Velzi, engenheiro civil especialista em desenvolvimento urbano e gestão ambiental.
Ao final, haverá uma mesa redonda reunindo, Raquel Azevedo da Cruz, Ruth Portugal, Jadna Beltrame Lemos, Celia Poeta e Myriam Tschiptschin, diretora de Smart Cities do CTE.
Inscrições, clique aqui.
Informações: (11) 3334-5628 (Fixo e WhatsApp) e [email protected] .