Semana da Construção já conta com mais de 2 mil visualizações

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Semana da Construção já conta com mais de 2 mil visualizações
Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra

A segunda edição da Semana da Construção do SindusCon-SP começou no dia 25 de outubro com o 1º Seminário iCON Hub de inovação – “As tendências de inovação na construção civil”. No conjunto, os quatro eventos realizados ao longo da semana somaram mais de 2 mil visualizações pelo canal do SindusCon-SP no Youtube, proporcionando uma série de conhecimentos sobre inovações relevantes para a elevação da produtividade das empresas.

Em seu discurso de abertura da Semana da Construção, o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, destacou o momento de adversidade nos âmbitos social, político e econômico do país com a alta do valor dos insumos, a pandemia, alta da inflação etc. “As propostas de reforma tributária e do Imposto de Renda trazem riscos de oneração para nossa atividade. O Programa Casa Verde e Amarela segue sem novas contratações de empreendimentos para atender as famílias de mais baixa renda. A única certeza da política econômica é a continuação dos aumentos da taxa básica de juros, que acabará prejudicando a atividade produtiva, incluindo a indústria da construção”.

Por fim, ressaltou que “com todas essas dificuldades, a indústria da construção deverá crescer mais de 4% neste ano. Mas dificilmente vamos conseguir a mesma expansão em 2022”.

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente da entidade, afirmou que os desafios do setor da construção civil serão muitos e iniciativas como a da Semana da Construção são importantes justamente para dar uma série de diretrizes para que as empresas possam se preparar “e mais do que isso enfrentar os desafios, como sempre fizemos nos últimos anos”.

Ciclo 4 do Programa de Inovação Aberta

O Head do iCON Hub, Guilherme Rosa, atuou como mediador do evento, e fez o lançamento oficial do ciclo 4 do Programa de Inovação Aberta com dois desafios de uma das fundadoras-mantenedoras do hub, Trisul.

Leia a íntegra da matéria aqui. Assista a íntegra do evento aqui.

22º Seminário de Tecnologia de Estruturas de Edificações

Inovações promissoras em novos materiais e sistemas construtivos marcaram o 22º Seminário de Tecnologia de Estruturas de Edificações, em 26 de outubro, que teve por tema “Como Aumentar a Produtividade e Garantir a Qualidade nas Estruturas”. Realizado on-line, o evento pode ser assistido no canal do SindusCon-SP no Youtube.

O seminário foi coordenado por Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, com debate mediado por Roberto Clara, membro do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do sindicato.

Leia a íntegra da matéria aqui.

Como enfrentar desafios de sistemas prediais em edifícios multiuso 

Os desafios complexos para a instalação dos sistemas prediais em empreendimentos de uso misto e como enfrentá-los foram o tema do 17º Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais do SindusCon-SP, em 27 de outubro. O evento está disponível no Canal do SindusCon-SP no Youtube.

O seminário foi aberto Renato Genioli Jr., vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, que destacou a necessidade de arquitetos pensarem seus projetos de modo a permitir que os projetistas de instalações possam trabalhar adequadamente. Os debates foram mediados por Renato Soffiatti, do Grupo de Trabalho de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) da entidade.

O seminário teve o patrocínio de Atlas Schindler, Comgás e Gerdau, com o apoio institucional do Estadão.

 12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D

A abertura do 12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D contou com as palavras de Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP e Paulo Rogério Luongo Sanchez, vice-presidente do SindusCon-SP ressaltando a relevância da temática na indústria da construção civil e a importância da evolução da tecnologia modular nos últimos 12 anos.

“Nesses 12 eventos percebemos que o mercado está maduro sobre os processos envolvendo todas as fases do BIM. 5D é a plataforma para melhor ultrapassarmos as barreiras e as dificuldades de utilização de ferramenta”, comentou Vasconcellos.  A íntegra do evento está disponível aqui.

Encerramento

“Mais uma vez, o SindusCon-SP proporcionou informações úteis e estratégicas aos nossos associados sobre BIM, tecnologia de estruturas, tecnologia de sistemas prediais, e inovação aberta. Cumprimos uma das missões do SindusCon-SP: contribuir para o aumento da produtividade das nossas construtoras. Esta tarefa é indispensável para a sobrevivência das empresas, nesta etapa tão repleta de incertezas da vida nacional”, afirmou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra no encerramento virtual da Semana da Construção, no dia 28 de outubro.

Senra destacou que a Diretoria do SindusCon-SP segue os acontecimentos econômicos e políticos com muita preocupação. “Podem ter certeza de que faremos tudo o que for possível para o fortalecimento das nossas empresas”, afirmou.

Os eventos da Semana da Construção podem ser assistidos no canal do SindusCon-SP no Youtube.

O evento contou com a parceria institucional do Estadão, o patrocínio da Atlas Schindler e da Gerdau. A Comgás foi patrocinadora do Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais. O evento também contou com os seguintes apoios: ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABEF – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica, ABEG -Associação Brasileira de Empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, APEMEC -Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil, CBIC – Câmara Brasileira da indústria da construção, IBRACON – Instituto Brasileiro de Concreto, SECOVI-SP – Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content