Semana da Construção do SindusCon-SP será de 25 a 28 de outubro

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Semana da Construção do SindusCon-SP será de 25 a 28 de outubro

Já estamos em contagem regressiva para Semana da Construção do SindusCon-SP, que será realizada virtualmente de 25 a 28 de outubro pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP.

Os eventos do período, que serão virtuais e gratuitos no canal do YouTube do SindusCon-SP, reunirão os grandes seminários da entidade em uma semana com novidades dos setores de Inovação, Tecnologia de Estruturas, Instalações Prediais e BIM.

O evento de abertura será o 1º Seminário iCON Hub de inovação – “As tendências de inovação na construção civil” no dia 25 de outubro às 17 horas. O webinar contará com a moderação de Guilherme Rosa, Head do iCON Hub, que lançará também o ciclo 4 do Programa de Inovação Aberta.

A abertura será realizada por Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP, e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente da entidade.

Na sequência, será a vez do Keynote Speaker do evento, Bruno Rondani, fundador e CEO da Open 100 Startups, que abordará o tema “Como a inovação aberta está transformando os setores tradicionais e quais as tendências e oportunidades para a construção civil”.

Já no painel “Inovação aberta na prática – Lições de empresas que participaram de programas de inovação aberta” serão apresentados os cases de uma das mantenedoras-fundadoras do iCON Hub, Trisul, com os executivos Suleir Branco, Head do Trisul Lab e superintendente de TI e processos na Trisul, e Ricardo William, líder de inovação da Construtora Barbosa Mello e presidente do Comitê de Transformação Digital da AMCHAM.

O último painel do dia “Qual o segredo das parcerias de sucesso no ecossistema de inovação?” terá como mediador Vinicius Roman, diretor Técnico da Neo Ventures. Nele, o debate será realizado por Johnny Araújo, CEO da Apptohome e diretor de Tecnologia da Syncmob, Diego Araújo Romano, diretor de Marketing da Hilti e Caio Sérgio Kague, gerente de Inovação da Trisul.

No final do evento será realizado um quiz interativo com premiação de um livro com temática de inovação para os participantes virtuais.

Estruturas

O SindusCon-SP realizará a 22ª edição do Seminário Tecnologia de Estruturas no dia 26 de outubro, às 17 horas. O evento terá o tema: “Como Aumentar a Produtividade e Garantir a Qualidade nas Estruturas”.

A abertura será realizada por Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP. O primeiro painel, “Soluções Gerdau Graphene e o uso do aço na Construção Modular”, terá como palestrantes André Sartori, Head da Operação Comercial da Gerdau Graphene e Rosane Bevilaqua, especialista de Marketing Construção Metálica da Gerdau.

O Eng. Satoro – Jorge Nakajima, gerente de Produção da França & Associados Projetos Estruturais irá falar sobre “Como racionalizar a montagem das armaduras para obter qualidade?”.

O último painel do dia será sobre “Estruturas de Concreto Reforçado com Fibras: conceitos, aplicações e Normas ABNT” com a participação do Eng. Marco Antonio Carnio, professor da PUC Campinas e diretor da Evolução Engenharia. O Engenheiro Roberto Clara, diretor Técnico da Lucio Engenharia e membro do CTQ participará dos debates.

Sistemas Prediais

O SindusCon-SP realizará a 17ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – com o tema Desafios dos Sistemas Prediais nos Empreendimentos Multiuso – Residencial e Não Residencial no dia 27 de outubro às 17 horas.

A abertura do evento contará com a participação de Renato Genioli Jr., coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) da entidade.

Na sequência, a Comgás apresentará o case Microcogeração a gás natural: solução que combina eficiência energética e controle dos custos, com a participação de Fabrício Marti, gerente de Vendas da Comgás e Ronaldo Andreos, gerente de Geração Distribuída da Comgás.

“Preocupações do Incorporador no Empreendimento Multiuso” será o tema do painel apresentado por Ricardo Monteiro Ferreira, diretor de Engenharia da SETIN Incorporadora. Já “Pontos de atenção nos projetos de hidráulica, elétrica e incêndios e também nos processos da ENEL e SABESP” será debatido por Paulo Luciano Rewald, diretor da Rewald Engenharia.

José Jorge Chaguri Júnior, diretor da Chaguri Consultoria e Projetos, abordará o tema “O que é importante projetar e o que entregar para o consumidor do Sistema de Aquecimento nos empreendimentos multiuso?”. Por fim, Marco Addor, sócio diretor da Addor & Associados, apontará os principais pontos sobre “Estratégia para a boa coordenação dos projetos para os empreendimentos multiuso”.

BIM

O SindusCon-SP realizará o 12º Seminário Internacional BIM – BIM 5D, no dia 28 de outubro às 17 horas. A abertura será realizada por Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, Paulo Rogério Luongo Sanchez, vice-presidente do SindusCon-SP e Fernando Fernandes, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP e coordenador do Seminário Internacional BIM.

Na sequência, Bruno Mansueto Buzzi, product Owner da Senior Mega irá abordar o tema Orçamentação com extração de quantitativos com OpenBIM. Já Petrus Junior Evangelista, Tribe Leader da TOTVS para o Segmento de Construção e Projetos falará sobre “As soluções de BIM integradas com o ERP da TOTVS”.

A última palestra será sobre o Estudo de maturidade BIM e o desenvolvimento de soluções para Construtoras e Incorporadoras, de Eduardo Sampaio Reis de Lima, Associated Product Manager da Unidade Indústria da Construção da Softplan (Sienge). Após as palestras, haverá um debate sobre as tecnologias disponíveis para BIM 5D. O encerramento contará com a participação de Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP.

O evento conta com a parceria institucional do Estadão, o patrocínio da Atlas Schindler e da Gerdau e os seguintes apoios: ABCIC – Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABEF – Associação Brasileira de Empresa de Engenharia de Fundações e Geotécnica, ABEG -Associação Brasileira de Empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais e Logística, AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura- São Paulo, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, APEMEC -Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil, CBIC – Câmara Brasileira da indústria da construção, IBRACON – Instituto Brasileiro de Concreto, SECOVI -SP -Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo. A Comgás é patrocinadora do Seminário de Tecnologia de Sistemas Prediais.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – dbarbara@sindusconsp.com.br

 

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content