Tecnologia e Qualidade

Secretário do Verde homenageia empresas do CTQ

Eduardo de Castro relatou os avanços na agilização dos processos de licenciamentos

Por Rafael Marko 13/12/2018 14:42:20

IMG_5632Dezessete empresas integrantes do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP receberam em 13 de dezembro o certificado “Empresa Verde” das mãos do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo de Castro. A entrega ocorreu na reunião do Comitê, quando o secretário também homenageou com o certificado “Cidadão Verde” o coordenador do CTQ, Renato Genioli, e o sócio da Tecnisa, Meyer Nigri, representado pelo coordenador adjunto, Fábio Villas Bôas.

Receberam o certificado: Barbara Engenharia e Construtora, Boulevard Matarazzo Empreendimentos e Participações, Construtora R. Yazbek, Construtora Adolpho Lindenberg, Construtora Fiorese Fernandes, Conx Empreendimentos Imobiliários, Cyrela Brazil Realty, DOX Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Imobiliário, Fortenge Empreendimentos, JB Tecnum Engenharia e Construções, Lucio Engenharia e Construções, MRV Engenharia e Participações, MBigucci Comércio e Empreendimentos Imobiliários, Plano & Plano Desenvolvimento Imobiliário, Tecnisa, Tenda Negócios Imobiliários e Trisul (veja aqui o álbum de fotos completo).

IMG_5666Castro historiou as mudanças em curso na Secretaria do Verde, visando maior rapidez e menos burocracia na tramitação dos processos de licenciamento, sempre dentro da legalidade e da jurisdicidade.

Ao lado do presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, o diretor Yorki Estefan relatou os primeiros frutos da ação do sindicato, em parceria com a Abrainc e o Secovi-SP, visando otimizar os processos internos da secretaria, com a meta de reduzir o tempo de tramitação dos processos em 30% a 40%.

Argamassa estabilizada
Na sequência, o CTQ recebe os integrantes do Consitra-E (Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa), formado para estudar as argamassas estabilizadas e lançar as bases para a elaboração de uma futura norma técnica a respeito.

O pesquisador Rafael Pileggi informou que este projeto está aberto à participação de qualquer empresa do CTQ, o qual dará suporte técnico aos estudos. Segundo ele, o projeto inclui a verificação das condições de produção pelas concreteiras e o comportamento do produto nas obras.

Já o pesquisador Alexandre Brites destacou as vantagens das argamassas estabilizadas na obras, como viabilidade de utilização, economia, facilidade logística e durabilidade.

Austen Salvador, diretor da Supermix, manifestou o interesse desta fabricante da argamassa no projeto, para assegurar ao mercado um produto com qualidade, garantia, confiabilidade e promotor de produtividade. Segundo ele, o lançamento oficial

Rodrigo Lamarca, diretor comercial da GCP, empresa de química aplicada, destacou a importância do projeto por favorecer novas oportunidades de negócios.