Secretário de Habitação de Campinas busca medidas de estímulo à habitação popular

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Junqueira, Coluccini, Benvenutti, Calazans, Daniela, Romêo, Pereira

O presidente da Cohab Campinas e secretário municipal de Habitação, Arly de Lara Romêo, avalia que a implantação de banco de áreas disponíveis e a aprovação do projeto encaminhado à Câmara Municipal para a construção em lotes de 90 metros quadrados podem estimular novos projetos habitacionais de interesse social no município. A afirmação foi feita no webinar realizado pelo SindusCon-SP, por meio de sua Regional Campinas, no dia 19 de agosto.

Romêo explicou que a implantação do banco de áreas disponíveis para empreendimentos de habitação popular no município vai oferecer mais opções às construtoras e ampliar a oferta de imóveis. “Em Campinas, o problema não é a falta de áreas, mas o custo delas para os empreendedores. Acreditamos que com a ampliação dessa oferta, esse custo diminua para as construtoras, com melhores opções para a população de baixa renda”.

Romêo também manifestou seu otimismo com a possibilidade da Câmara Municipal aprovar a construção em terrenos de 90 metros quadrados, o que gerará mais negócios na região. Com essas medidas implementadas, o secretário de Habitação acredita que Campinas dará “um salto na sua política habitacional, principalmente para a população de baixa renda”.

Em relação ao banco de áreas, Daniela Ferrari, membro do Conselho Consultivo do SindusCon-SP, sugeriu aos representantes da Cohab, que esses terrenos sejam cadastrados na plataforma já em glebas, o que tornaria o empreendimento mais ágil e desburocratizado. Daniela enfatizou que a implantação de empreendimentos em áreas que já tenham infraestrutura urbanística, ajuda a diminuir o custo para as construtoras e com reflexos para aqueles que comprarão os futuros imóveis.

O diretor de Regularização Fundiária da Cohab Campinas, Jonatha Roberto Pereira, detalhou como funciona o processo de regularização fundiária e outros aspectos que envolvem empreendimentos de interesse social ligados à habitação.

Para Fernando Junqueira, vice-presidente de Interior do SindusCon-SP, a experiência da Cohab Campinas, envolvendo empresários da construção civil e entidades do setor para ampliar os negócios no segmento habitacional de baixa renda, pode servir para outras cidades do Estado de São Paulo. “Se Campinas está conseguindo avançar nesse sentido, acreditamos que isso também possa acontecer em outros locais”, acrescentou.

O diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, afirmou a importância de entidades da construção civil participarem da elaboração desse banco de áreas. Ressaltou ainda a disposição da Cohab Campinas de atuar em parceria, ouvindo as expectativas do setor, para ampliar a atuação em um segmento tão importante, como o de empreendimentos habitacionais voltados para o interesse social.

Participaram também: Pedro Luporini Leone, diretor técnico de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social; Alexandre Calazans, diretor de Novos Negócios e Incorporação da Cury, representando Ronaldo Cury, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP; e, Marcelo Coluccini – diretor de Novas Tendências na Regional Secovi em Campinas.

Com informações da Roncon & Graça Comunicações.