Seconci-SP: tabagismo é uma das principais causas de morte evitável

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP: tabagismo é uma das principais causas de morte evitável
Seconci-SP traz informações e orientações para quem se decida a abandonar o tabagismo
Seconci-SP traz informações e orientações para quem se decida a abandonar o tabagismo

Embora o hábito de fumar no Brasil venha caindo nos últimos anos – queda de 9,3% em 2018, comparado a 2017 –, 200 mil brasileiros morrem anualmente vítimas do cigarro, segundo o Instituto Nacional de Câncer. No dia 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Por isso, o Seconci-SP traz informações e orientações para quem se decida a abandonar o tabagismo.

O gerente da Medicina Ambulatorial da entidade, dr. Horácio Cardoso Salles, destaca que o hábito de fumar segue como uma das principais causas de morte evitável, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Por isso, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública e reconhecido pela comunidade médica como uma doença que causa dependência, semelhante ao que ocorre com outras drogas”.

O dr. Salles explica que, ao fumar um único cigarro, a pessoa inala mais de quatro mil substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína etc., e outras 43 cancerígenas, como arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo e resíduos de agrotóxicos.

O médico salienta que o tabagismo também pode causar mais de 50 tipos de doença, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina) e as respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Riscos para a boca

O dentista do Seconci-SP, dr. Márcio Valério D´Olim Marote, alerta que as substâncias do cigarro são extremamente nocivas à saúde bucal. “Mesmo quando a pessoa ainda não desenvolveu uma doença mais grave como um câncer, os efeitos colaterais do cigarro são devastadores para a boca”, explica.

Segundo o dr. Marote, os principais problemas são as diminuições da capacidade de cicatrização, em virtude da redução do fluxo sanguíneo, e da eficiência do sistema imunológico; a redução do fluxo salivar, que mantém parte das substâncias ingeridas na boca, causando mau hálito; o aumento da produção de melanina na boca, gerando manchas escuras na mucosa e gengivas; o depósito de alcatrão na superfície do esmalte dos dentes, causando manchas escuras; e o mais grave, o câncer.

Os especialistas do Seconci-SP são unânimes: o primeiro passo para abandonar o vício é reconhecer o problema e buscar ajuda. “Há uma série de medicamentos que ajudam o paciente neste processo. No começo, o corpo sentirá falta das substâncias, mas com determinação e apoio, é possível vencer o vício”, comenta o dr. Salles.

O Seconci-SP conta com profissionais de diversas áreas que podem apoiar o trabalhador nesta transição. “A pessoa precisa ter em mente que abandonar o cigarro será uma jornada difícil, mas não precisa ser solitária. Ele pode contar com apoio de psicólogos e dos Grupos do Apoio do Seconci-SP que podem ajudar muito nesta fase”, comenta o dr. Marote.

O Seconci-SP também apoia as empresas que queiram implementar programas de combate ao tabagismo em seus escritórios e canteiros de obra. Informações: [email protected] ou (11) 3664-5844.

Dicas para abandonar o fumo

  • Busque apoio da família e amigos: contar com os parentes é fundamental neste processo, pois eles o ajudarão a não ter recaídas;
  • Evite locais com fumantes: principalmente nos primeiros dias, ficar próximo a fumantes será muito difícil. Por isso, a recomendação é evitar a tentação;
  • Quebre a rotina: para grande parte das pessoas que consomem o tabaco, fumar é parte de um hábito. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Por este motivo, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esta rotina;
  • Pratique exercício físico: esta prática regular é uma importante aliada. Além de diminuir a ansiedade, melhora o metabolismo e a estética, elevando a autoestima e desintoxicando o organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo