Seconci-SP reforça recomendações para a prevenção de acidentes do trabalho

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP reforça recomendações para a prevenção de acidentes do trabalho

Por ocasião do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, em 27 de julho, Ricardo Marcon, engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), considera muito preocupante o fato de o Brasil ocupar o 4º lugar no ranking mundial desses acidentes.

Marcon recomenda que as empresas da construção civil aproveitem o tempo que resta para a entrada em vigor, em 3 de janeiro, da nova NR 18 – Segurança e Saúde do Trabalho (SST) na Indústria da Construção, para fazerem todas as adequações necessárias ao atendimento desta Norma Regulamentadora.

“A nova NR 18 vai colaborar muito para diminuir as possibilidades de ocorrência de acidentes e de afastamentos, por ser uma norma de gestão e não só de aplicação”, afirma.

Para reduzir o risco de acidentes, o engenheiro sugere que as empresas revisem suas políticas de segurança do trabalho e adotem práticas como as relacionadas a seguir:

• Manter um setor de SST ativo e não meramente figurativo, que seja muito participativo e integrante da estrutura da empresa.
  • Dar destaque à participação dos trabalhadores na definição e na implementação das medidas de prevenção de acidentes.
  • Encarar os custos com SST como investimento e não como gasto, por trazerem retorno em termos de segurança do trabalhador, motivação, produtividade e lucro.
  • Lembrar sempre que um acidente não é prejudicial somente no aspecto social, como também caríssimo financeiramente, causando afastamentos, indenizações, processos trabalhistas, perda de produtividade e prejuízo à imagem da empresa.
  • Valorizar os engenheiros, médicos e técnicos desta área que salvam vidas. “O profissional de SST é o anjo da guarda dos funcionários, conseguindo salvar vidas direta ou indiretamente, através das medidas de segurança e dos procedimentos adotados.”
  • Elaborar o projeto de SST junto com o projeto do empreendimento, e não apenas quando este for executado.

Histórico

Marcon relata que o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho foi instituído para alertar sobre a importância das práticas prevencionistas, ajudando a reduzir acidentes e tornando o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Segundo ele, o Brasil foi o primeiro país a instituir um serviço obrigatório para empresas de mais de 100 trabalhadores, em 1972. À época, os acidentes se elevaram a tal ponto que o Banco Mundial chegou a ameaçar que retiraria seus financiamentos ao país, caso não se tomassem providências.

O então ministro do Trabalho, Julio Barata, editou as duas primeiras portarias que regulamentaram a formação técnica da Medicina e da Segurança do Trabalho, iniciando uma mudança de mentalidade em relação à questão.