Seconci-SP prepara programa de gestão da saúde ocupacional

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP prepara programa de gestão da saúde ocupacional

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) está preparando um programa de gestão para assessorar as empresas a prevenirem doenças e acidentes de trabalho. A informação é do dr. Douglas Queiroz, médico do Trabalho e gerente de Medicina Ocupacional, e de José Bassili, gerente de Segurança Ocupacional da entidade.
O Seconci-SP tem 54 anos de experiência na prestação de serviços de saúde assistencial às empresas da construção civil e 30 anos em serviços de medicina ocupacional. Nos últimos 10 anos, tem atuado cada vez mais no assessoramento em Medicina do Trabalho e Segurança Ocupacional a empresas de qualquer porte.
Atendimento Medico SeconciAs ações e os estudos desenvolvidos pela entidade têm colaborado para prevenir acidentes e doenças, diminuindo os afastamentos dos trabalhadores. “As companhias não imaginam o total de gastos diretos e indiretos desses incidentes, que além dos prejuízos financeiros, também arranham a imagem organizacional”, comenta o dr. Queiroz.
Os principais serviços da instituição envolvem a elaboração e a execução de programas de saúde e segurança do trabalho (SST), avaliações médicas sobre as condições de aptidão do trabalhador em diversas situações, preparação de relatórios anuais e disponibilização de médicos do Trabalho dentro das empresas.
Dr Douglas-Freitas“Nossos serviços se desenvolveram ao longo dos anos, e cada vez mais nos preocupamos com a gestão da saúde ocupacional como um todo. Enxergamos a Medicina do Trabalho e a assistencial com um único olhar, atuando com empresas de pequeno, médio e grande porte”, acrescenta o dr. Queiroz.
O gerente lembra que, a partir de janeiro, todas as ocorrências de saúde e segurança do trabalho deverão ser inseridas na plataforma eSocial, um novo sistema de fiscalização do governo. Desta forma, a fiscalização poderá verificar online se a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) está sendo observada.
Os principais programas de SST, que visam prevenção, rastreamento e diagnóstico de riscos, oferecidos pelo Seconci-SP são os seguintes:

• Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): deve ser implantado em todas as organizações com funcionários registrados para realizar os cinco principais exames médicos ocupacionais – admissão, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho após afastamento por mais de 30 dias e demissional;
  • Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT): práticas médicas para a proteção contra lesões ou doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho;
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): levanta os riscos físicos, químicos e biológicos presentes no local de trabalho, para estabelecer uma metodologia que garanta a prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores;
  • Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT): abrange a análise destas condições desde o início até o término da obra;
  • Programa de Conservação Auditiva (PCA): controla a exposição a ruídos, prevenindo perdas auditivas e estabilizando problemas já identificados;
  • Programa de Proteção Respiratória (PPR): adequação e utilização de equipamentos de proteção respiratória;
  • Laudo Técnico de Condições do Meio Ambiente do Trabalho (LTCAT): afere se a atividade desenvolvida pelo trabalhador faz jus a aposentadoria especial por tempo de serviço;
  • Laudo de insalubridade/periculosidade: afere se a atividade faz jus a adicional por insalubridade ou periculosidade;
  • Análise Ergonômica do Trabalho (AET): é feita para adequar ergonomicamente o posto de trabalho ao colaborador;
  • Enquadramento de Pessoa com Deficiência na Lei de Cotas: realização de exames, como de visão, audição, deficiências mentais e motoras para a inserção segura de deficientes no canteiro de obras;
  • Treinamentos para uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): ensina sua utilização para todas as atividades da construção;
  • Treinamentos para atendimento às Normas Regulamentadoras: para trabalho em altura (NR-35), trabalho em espaço confinado (NR-33) e trabalhos com eletricidade – básico, sistemas de alta potência e reciclagem (NR-10);
  • Treinamento de primeiros socorros, CIPA e brigada de incêndio: orienta os participantes com dicas e cuidados para prevenção de acidentes e maneiras de agir nos casos de emergência.

Bassili e o dr. Queiroz informam que estes e outros serviços do Seconci-SP podem ser solicitados por qualquer empresa, contribuinte ou não da entidade, através da área de Relações Empresariais, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3664-5844.