Seconci-SP oferece uma série de serviços nos canteiros

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP oferece uma série de serviços nos canteiros

Davi-PinheiroCom as chuvas, o risco de dengue volta com força. No Estado de São Paulo, o número desses casos cresceu mais de 122%, no período de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
É nesse contexto que o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, deve ser intensificado nos canteiros de obras. A recomendação é do assistente social do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Davi Pinheiro da Silva. “A eliminação dos criadouros deve ocorrer o ano todo, mas é nas estações com recorrência de chuvas que estes cuidados precisam ser ampliados”, destaca.
Muitas pessoas associam os criadouros do mosquito a terrenos baldios, piscinas abandonadas e locais que acumulam grande quantidade de água. Porém, de acordo com Silva, não é só nestes lugares que o Aedes Aegypti consegue depositar as suas larvas. Recipientes pequenos e comuns em canteiros de obras podem virar um foco de criação.
Por este motivo, de acordo com o assistente social, é fundamental que as empresas estejam atentas a locais como lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes e fossos de elevadores. “Até mesmo uma tampa de garrafa de refrigerante pode ser um criadouro em potencial, logo a importância do envolvimento e orientação de todas as pessoas das obras quanto à eliminação dos focos, por menores que eles sejam”, comenta.
Silva destaca que uma estratégia eficiente para eliminação de criadouros nas obras é a realização de uma ronda semanal. Desta forma, é possível verificar locais do canteiro que muitas vezes não estão recebendo interação dos trabalhadores e podem de alguma forma estar acumulando água.
“No Seconci-SP possuímos equipes de especialistas que, quando solicitadas pelas empresas, vão até a obra e orientam os trabalhadores sobre os pontos de criadouros em potencial, além de auxiliar na estruturação das rondas”, diz o assistente social.
Estes cuidados, completa o especialista, não devem se restringir ao local do canteiro ou aos muros da residência. É preciso estar atento também aos entornos, como terrenos baldios e casas abandonadas. Quando a pessoa identificar um local que possa ter criadouros, a recomendação é acionar a prefeitura para que ela realize a fiscalização e, quando necessário, adote as medidas necessárias de prevenção.
Palestras disponíveis
A prevenção à dengue também é o tema de uma das 37 palestras que o Seconci-SP disponibiliza para os canteiros, ministradas por médicos e especialistas para discutir questões assistenciais, de bem-estar e familiares com os colaboradores. As temáticas mais procuradas são Aids e doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e drogas licitas e ilícitas.
Angela-Nogueira-2De acordo com Angela Nogueira Braga da Silva, coordenadora de Serviço Social da entidade, na abordagem sobre Aids, sífilis e HPV, o aumento das doenças nos últimos anos é apresentado como alerta. “Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de sífilis cresceram 5.000% em cinco anos. E a prevalência geral estimada de HPV entre jovens e adolescentes é de 54,6 %”, diz. Os palestrantes reforçam a importância do uso de preservativos.
As palestras sobre drogas lícitas e ilícitas explicam suas consequências, como cirrose e forte anemia em decorrência do uso excessivo do álcool. Os especialistas comentam como as substâncias funcionam no cérebro e proporcionam a sensação de prazer, como a nicotina presente no cigarro. E apresentam os riscos de misturar bebidas alcoólicas e entorpecentes.
“As palestras não são teóricas. Incentivamos a interação com o público que tem espaço para dar seus depoimentos. Além disso, existe uma abordagem familiar que consegue sensibilizar o ouvinte. Entendemos a importância de levar informação para que os pais também orientem seus filhos em casa”, afirma a coordenadora.
Entre outros assuntos, também são abordados, higiene geral, alimentação saudável, planejamento familiar, tabagismo, saúde emocional (estresse, ansiedade, TOC e depressão), dengue, chicungunha e zika entre outros.
Além das palestras do Serviço Social, a área de Enfermagem da entidade realiza trabalho similar, e as mais procuradas são: primeiros socorros, hipertensão e diabetes.
Atendimento odontológico
unidade-movel-no-parque-da-agua-brancaOutro serviço disponível para os canteiros é o atendimento proporcionado nas Unidades Móveis Odontológicas. Quando solicitadas pelas empresas, estas unidades vão até de obra e realizam diversos procedimentos. Casos que requerem exames e tratamentos mais complexos são encaminhados às unidades próprias do Seconci-SP, onde os trabalhadores e seus familiares contam com toda a estrutura laboratorial e profissionais de diferentes especialidades dentro da odontologia
As empresas contribuintes do Seconci-SP interessadas na contratação de orientação para dengue, palestras e atendimento odontológico nos canteiros devem entrar em contato com a área de Relações Empresariais pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3664-5844. O Seconci-SP possibilita que os temas sejam preparados de acordo com as necessidades da empresa solicitante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo