Seconci-SP: o que fazer para cuidar da saúde mental

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP: o que fazer para cuidar da saúde mental

Janeiro é o mês dedicado à campanha pela saúde mental, denominado Janeiro Branco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país com maior porcentagem de pessoas com depressão nas Américas, com 5,8% da população, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 5,9%. Mas no quesito ansiedade, o país ocupa a liderança mundial com a prevalência da doença em 9,3% da população. Diante desses números tão preocupantes, o gerente da Medicina Ambulatorial do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), dr. Horácio Cardoso Salles, orienta o que fazer para cuidar da saúde mental, que é a terceira causa de afastamento do trabalho.

“Mudanças inexplicáveis de humor, tristeza profunda, ansiedade exagerada, apatia, descontentamento geral, desesperança, perda de interesse, solidão, sofrimento emocional intenso, automutilação, choro excessivo, irritabilidade e isolamento social. Esses são alguns dos sintomas de quem sofre de transtornos mentais e comportamentais”, descreve o dr. Salles.

De acordo com a Coordenadoria de Saúde Mental do Ministério da Saúde, várias situações relacionadas ao ambiente de trabalho podem acabar funcionando como um gatilho que, juntamente com outros problemas de ordem pessoal, pode desencadear um transtorno mental. “Por exemplo, situações de grande estresse no ambiente de trabalho, como carga horária elevada, exigências para que o trabalhador tenha um desempenho além da sua capacidade e possibilidades profissionais, assédio moral, assédio sexual, comprovadamente estão relacionadas com o aumento da prevalência de transtornos mentais”, destaca o médico.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta que episódios depressivos são a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho, correspondendo a 30,67% do total, seguidos de outros transtornos ansiosos (17,9%).

Para prevenir que isso ocorra, algumas posturas organizacionais ajudam a criar um ambiente mais saudável e também mais produtivo:

Combater pressões desnecessárias, situações de assédio e humilhação.
Incentivar a colaboração e socialização no trabalho.
Respeitar horários de trabalho e descanso. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental.
Ter pessoal qualificado para ouvir e ajudar funcionários em situações difíceis, tanto profissionais, como pessoais
As recomendações para o trabalhador são:

Listar as tarefas e estabelecer prioridades.
Delegar mais, não centralizar as responsabilidades
Conhecer seus limites. Aprender a dizer “não” para evitar sobrecarga.
Não extrapolar seus limites por períodos frequentes ou prolongados.
Se fizer uma jornada mais longa, compensar dormindo e comendo bem.
Exercícios de respiração para se acalmar: inspirar pelo nariz dilatando os músculos do abdômen e expirar contraindo os músculos.

“Além disso, vale lembrar sempre das dicas de ouro para a carreira e para a vida, que são seguir uma alimentação saudável e nutritiva, praticar exercícios físicos três vezes por semana e diversificar interesses, o que envolve passatempos e momentos de lazer com a família e amigos”, recomenda o dr. Salles.

O médico acrescenta que, perante sinais de perturbação emocional, os trabalhadores das empresas da construção contribuintes do Seconci-SP podem e devem procurar a entidade. “Contamos com equipe de psiquiatras preparados para acolhê-los e oferecer a melhor conduta terapêutica para cada caso”, finaliza.