Seconci-SP destaca importância da saúde bucal no trabalho

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Seconci-SP destaca importância da saúde bucal no trabalho

Dor de dentes e outros problemas bucais levam os colaboradores da empresa à irritabilidade, perda de concentração, desânimo, redução da produtividade, e podem provocar acidentes de trabalho e elevar o absenteísmo. É o que adverte a dra. Letícia Rodrigues de Oliveira, cirurgiã-dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro.

Segundo a dra. Letícia, é muito importante manter uma boa saúde bucal para melhorar a qualidade de vida e o próprio ambiente de trabalho. “Passar em consulta com dentista periodicamente é de suma importância para manter a saúde bucal e a saúde como um todo. O dentista irá avaliar as condições bucais, diagnosticar e tratar diversos problemas odontológicos, que vão muito além de uma simples cárie e que podem evoluir para a perda de dentes”, afirma.

A dentista comenta que a infecção bucal, o câncer de lábio em trabalhadores que desenvolvem atividades com exposição solar, o câncer de boca relacionado ao uso do cigarro e bebidas alcoólicas, e outras doenças podem ser diagnosticadas e tratadas pelo dentista ou por outros profissionais aos quais ele encaminhe os pacientes. “Até uma dor de cabeça pode ser causada por problemas do músculo facial e dos dentes. A não reabilitação dentária pode resultar em dores durante a mastigação e até na perda de apetite”, acrescenta.

Além das atividades citadas, o dentista irá orientar os trabalhadores da empresa a realizarem a higiene oral com escovação correta e uso do fio dental, a reduzirem o consumo de açúcares, dentre outras informações importantes.

De acordo com a dra. Letícia, em função da pandemia registram-se mais casos de ansiedade que resultaram em bruxismo, o ranger involuntário de dentes durante o sono, desgastando-os e provocando dores faciais. Nestes casos, o dentista avalia e pode prescrever um relaxante muscular ou uma placa protetora.

“Realizar campanhas educativas para informar a importância de melhorar a saúde bucal, manter a presença do cirurgião-dentista na empresa, incentivar e facilitar o acesso a este profissional e suas especializações, como é o caso dos serviços de Odontologia do Seconci-SP, são itens essenciais que irão trazer diversos benefícios para os trabalhadores e melhorar os resultados da empresa de um modo geral”, recomenda a dentista.