Seconci-SP: aumenta a demanda por laudos ocupacionais

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Seconci-SP: aumenta a demanda por laudos ocupacionais

A área de Segurança do Trabalho do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) registrou um aumento significativo na demanda por laudos de higiene ocupacional, especialmente no segundo semestre de 2017. Já o número de elaborações de PPRAs (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais) seguiu elevado, mas se manteve estável se comparado a 2016.
As informações são de José Bassili, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-SP, para quem os cuidados com os trabalhadores e o ambiente de trabalho têm crescido muito nos últimos tempos. A equipe de Segurança do Trabalho da entidade manteve a todo vapor a elaboração e a implantação do PPRA, que identifica riscos físicos, químicos e biológicos existentes nos postos de trabalho. O programa norteia ações de segurança e saúde do funcionário, além de apontar os riscos nas obras.
Paralelamente, a área de Segurança do Trabalho iniciou a prestação de um novo serviço relativo ao eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). “Nosso tarefa é contribuir para que o empregador organize suas informações, de saúde e segurança, que serão anexadas nesta plataforma”, explica Michel Sotelo, engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-SP.
Desde 8 de janeiro, empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões são obrigadas a transmitir suas informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias ao governo federal, pela plataforma do eSocial. Estas obrigações deverão ser assumidas pelas demais empresas a partir de julho. Já em janeiro de 2019, a obrigatoriedade se estenderá às informações de Saúde e Segurança do Trabalho para todas as empresas.
A demanda de análise ergonômica, que avalia funções e processos de profissionais em seu local de trabalho, apresentou aumento substancial em 2017. A análise é parte fundamental e obrigatória da plataforma eSocial, fato que impulsionou novas solicitações. “Anteriormente, os cuidados eram situacionais, agora a prevenção, além de ser exigida, não deve ser vista como custo, e sim como investimento para as organizações”, comenta Sotelo.
As principais intenções da entidade para este início de ano são a capacitação da equipe para futuros desafios e a aquisição de novos equipamentos de medições para atender as crescentes demandas. “A expansão do atendimento está prevista, pois o serviço não se limita apenas à construção civil. Existem outros segmentos, como agronegócios, depósitos, portuários, supermercados, serviços que fazem parte de nosso know-how”, diz Uelinton Luiz, supervisor técnico de segurança do trabalho.
Novos treinamentos e consultorias para os clientes estão previstos no planejamento deste ano. “O Seconci-SP possui produtos definidos e personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Criamos soluções adequadas para cada empresa”, destaca Bassili. “A área de Segurança Ocupacional tem por missão apoiar os clientes no cumprimento do cronograma de ações que contribuem para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores”, completa.
Com informações do Seconci-SP