Satisfação com faturamento cresce na indústria de materiais

Das empresas da Abramat, 70% indicam pretensão de investir nos próximos 12 meses

Por Rafael Marko 03/07/2019 14:38:00

Dados do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), mostram que 37% das 40 empresas associadas de grande porte apontaram os resultados muito bom ou bom sobre o faturamento, uma alta de 4 pontos percentuais frente a maio (33%). Em junho, 37% haviam declarado que os resultados foram regulares, enquanto 26% responderam ruim ou muito ruim. Já em maio, tais resultados foram, respectivamente, 29% e 37%.

O otimismo em relação ao governo mostrou reação em junho, após apresentar quedas acentuadas. No início de 2019, os empresários das indústrias de materiais de construção mostraram alta expectativa com a nova administração federal, com o índice de empresas que demonstraram otimismo chegando a 56%. Tal índice caiu ao longo do ano, atingindo apenas 8% em maio. Em junho, atingiu 19%. Nesse mesmo mês, 59% demonstraram indiferença e outros 22% relataram pessimismo.

De acordo com o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, “o levantamento revela um leve grau de otimismo. Ao mesmo tempo sabemos que o caminho é acidentado e, mesmo se tudo der certo, não teremos um grande crescimento. É um otimismo consciente.”

Entre os avanços citados por ele está a melhora da interlocução com o governo federal, após a criação da mesa executiva da construção civil, com discussões sobre pleitos do setor. Ele considera que, além das grandes reformas, como a da Previdência, a governo também deve avançar com outros projetos, como o de incremento do saneamento básico.

Navarro considerou positivo o acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo ele, pode haver o incremento de exportações para segmentos que já atuam fortemente no comércio com outros países, como o de cerâmica.  Também deve ocorrer incremento nas importações. “E podem existir ameaças localizadas, que devem ser detectadas pelas empresas”, observou.

Investimentos

Conforme a Abramat, a melhora da avaliação do otimismo impactou nas pretensões de investimentos. Em maio, 63% dos empresários relataram pretensão de investir nos próximos 12 meses, índice que aumentou para 70% em junho. O índice de utilização da capacidade instalada se manteve em 69% na passagem de maio para junho.

Quanto às expectativas para o mês de julho, 37% dos entrevistados esperam um desempenho muito bom ou bom; 41% têm expectativa de um mês regular e 22% esperam um período ruim. Em maio, na expectativa para junho, 33% aguardavam resultados bons ou muito bons; 54% acreditavam em resultados regulares, enquanto 13% achavam que os números seriam ruins.

Faturamento em maio

Pesquisa feita Abramat pela mostra que o faturamento em maio registrou queda de 1%, em relação a abril. Entretanto, houve alta de 11,5%, na comparação com maio do ano passado, mês em que se registrou a greve de caminhoneiros.

O faturamento acumulado dos cinco primeiros meses de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado, registrou crescimento de 2,4%. No acumulado de 12 meses, a elevação é de 1,8%.

O nível de emprego do setor em maio manteve-se estável em relação a abril e registra elevação de 0,6% em relação a maio de 2018. No acumulado de 2019, o crescimento também é de 0,6%, e nos últimos 12 meses encerrados em maio, de 1,6%.

os dados sinalizam uma possível demonstração de retomada no ritmo da economia. “Em linha com os dados de crescimento do emprego formal e de arrecadação tributária, o setor observa resultados melhores no segundo trimestre desse ano.”

Com a baixa demanda por obras públicas de habitação e infraestrutura, a entidade atribui os resultados positivos da evolução do faturamento em 2019 às vendas ao varejo, impulsionadas por pequenas reformas residenciais e comerciais.

Com informações da Abramat