Revisão da Norma de Desempenho de Edificações avança 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Revisão da Norma de Desempenho de Edificações avança 

Encontram-se em consulta nacional as primeiras três propostas de emendas à Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15575), relativas a aspectos de desempenho térmico. O prazo para manifestações é até 16 de dezembro. Para participar, clique aqui.

Os trabalhos de revisão da Norma de Desempenho estão sendo conduzidos por Fábio Villas Bôas, coordenador do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, no âmbito da Comissão de Estudos de Desempenho de Edificações, do Comitê Brasileiro da Construção da Associação Brasileira de Normas Técnicas (CB-002 da ABNT).

As três propostas de emendas, revisam parte do conteúdo da norma, mantendo o restante inalterado e não ampliando e aumentando os critérios de desempenho. Entre outras mudanças, elas atualizam as referências normativas e incluem 62 termos e definições visando maior entendimento dos textos. São as seguintes:

 

Emenda 1 da ABNT NBR 15575-1 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos Gerais. Foram atualizados os procedimentos de avaliação de desempenho térmico (Simplificado e Simulação Computacional), tratando de forma mais clara os aspectos da medição de propriedades térmicas de materiais e elementos construtivos; as características do programa de simulação computacional, do arquivo climático, do modelo de referência e do uso da ventilação natural; e a modelagem da unidade habitacional. Houve também inclusão de Anexo informativo referente ao impacto da degradação das superfícies na absorção à radiação solar, em função do tempo de exposição destas,

 

Emenda 1 da ABNT NBR 15575-4 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE. Foram melhor detalhados e/ou descritos os critérios e métodos referentes a: percentual de abertura para ventilação (Pv,APP); cálculo do percentual de abertura para ventilação; elementos transparentes e cálculo do percentual de elementos transparentes;

 

Emenda 1 da ABNT NBR 15575-5 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas. O texto foi aperfeiçoado visando um melhor entendimento dos itens: Generalidades; Requisito – Desempenho térmico de coberturas; Critério – Transmitância térmica de coberturas (Ucob); Método – Cálculo da transmitância térmica de coberturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo